terça-feira, 11 de setembro de 2012

Trabalho em casa: alternativa contra o caos nas metrópoles

Trabalho em casa: alternativa contra o caos nas metrópoles

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas revela que só a cidade de São Paulo deixa de produzir anualmente, cerca de R$ 27 bilhões com o tempo desperdiçado no trânsito

Por Tiago Vianna Martins, www.administradores.com
Tempo é dinheiro. Perder tempo no trânsito, portanto, é perda de dinheiro. Essa não é apenas a constatação daqueles que, por não conseguirem chegar pontualmente ao encontro com o cliente, acabaram deixando de fechar o negócio. Ou de quem foi demitido depois de chegar atrasado ao trabalho tantas vezes. As vivências pessoais e as estatísticas refletem que as horas perdidas dentro do carro ou do ônibus representam sérios prejuízos econômicos, tanto para empregado quanto para o empregador.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas revela que só a cidade de São Paulo deixa de produzir anualmente, cerca de R$ 27 bilhões com o tempo desperdiçado no trânsito. Horas perdidas que deveriam ser gastas no trabalho. Infelizmente, as perspectivas de mudança desse cenário são desalentadoras.

Potencializada pelas medidas governamentais de redução de impostos, a venda de veículos dá saltos alarmantes. O aumento da frota brasileira foi de 121% no ano passado em relação a 2001, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Números como esses funcionam como buzinas para os ouvidos não só de governos, mas também de empresas e dos próprios cidadãos que necessitam unir esforços para gerir o trânsito nas grandes cidades, diminuindo o caos da mobilidade urbana.

Uma das alternativas experimentadas nos Estados Unidos há mais de cinco anos – e que já foi implementada por algumas empresas no Brasil - é o modelo de negócios que mantém funcionários de telemarketing atuando na própria residência, em estações de trabalho montadas com todo o aparato tecnológico.

A medida possibilita não só que menos gente se desloque pelas cidades, descongestionando o trânsito e diminuindo a emissão dos gases poluentes, como também contribui com o aumento da qualidade de vida dessas pessoas e a consequente melhoria em seu desempenho profissional.

Uma estimativa do Centro de Estudos de Teletrabalho e Alternativas de Trabalho Flexível (Cetel) aponta o aumento em 30% do número de empresas que adotam o teletrabalho no Brasil, isso desde o reconhecimento do trabalho remoto pela lei 12.551, no início deste ano. Felizmente, grandes empresas, como seguradoras, já começam a incorporar o formato de home office em sua cultura organizacional. Percebem que, se o contact center não é seu core business, a melhor alternativa é terceirizá-lo para quem pode apoiar os operadores com capacitação e recursos tecnológicos de ponta. Assim, podem direcionar seus investimentos para projetos estratégicos.

A empresa que necessita de uma área de contact center e adota o modelo remoto vê incrementar tanto sua produtividade - pesquisas revelam que os operadores aumentam a entrega de resultados em até 30% por estarem em casa - quanto sua lucratividade, já que reduz custos com expansão de infraestruturas física e tecnológica, além de contratações diretas.

A queda no absenteísmo é outro fator observado pelos empregadores que já abraçaram o sistema de teleatendimento remoto. Não importa se há calamidade pública, greves, chuvas ou enchentes: se o funcionário está trabalhando em casa, o consumidor não deixará de ser atendido. Nem a empresa terá prejuízos com faltas ao trabalho.

Se não bastassem esses motivos, o home office na área de telemarketing se apresenta também como alternativa para a inclusão social de aposentados e portadores de necessidades especiais, além de instrumento para a reinserção profissional de mulheres que acabaram de ter um filho e que não abrem mão de ficar com o bebê.

Vale ressaltar que gestantes também são beneficiadas, assim como mulheres que precisam ajudar na renda da família. Um público que integra o volume apurado pelo último censo do IBGE: nada menos que 30 milhões de brasileiros já trabalham em casa. Assumir que essa é uma realidade e que a oferta de novos postos de trabalho home office contribuem com a melhoria da mobilidade nas nossas metrópoles ajuda a colocar o Brasil no caminho desta inovação que oferece diversos impactos positivos tanto para as empresas quanto para os que optam em trabalhar em casa.

Tiago Vianna Martins – é gerente geral da Home Agent 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...