quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Conheça as celebridades mais utilizadas na aplicação de golpes na internet

Conheça as celebridades mais utilizadas na aplicação de golpes na internet

Atriz Emma Watson, que interpretou Hermione Granger na saga Harry Potter, encabeça a lista global; no Brasil, Juliana Paes lidera em ranking da McAfee

Por Redação, Administradores.com
 
Para conquistar a atenção de internautas e disseminar malwares, criminosos virtuais utilizam táticas de engenharia social bem sutis: a maioria envolvendo personalidades e artistas famosos. Essa prática não é nova, vem desde as correntes de e-mails de quase duas décadas atrás; mas pelos resultados que rende, ainda é amplamente utilizada, principalmente em sites de busca e redes sociais. A McAfee, empresa de segurança, divulgou nesta segunda-feira (10) a sexta edição do ranking que elenca as celebridades que mais são utilizadas em golpes virtuais.

A atriz Emma Watson, famosa por interpretar a bruxa Hermione Granger na saga Harry Potter, é a mais perigosa: cerca de um a cada oito links sobre Emma leva o internauta a um site mal-intencionado (que pode conter diversos tipos de programas maliciosos, capazes de roubar dados e até senhas bancárias do usuário). Portanto, antes de procurar informações ou, principalmente, fotos e vídeos da britânica por aí, é bom lembrar desse detalhe: você tem 12,6% de chances de clicar em um link malicioso.

emma
Não se engane: procurar esse rostinho bonito pela internet pode colocar seu dispositivo em risco (imagem: David Shankbone/Wikimedia Commons)

De acordo com a pesquisa, usuários que pesquisarem termos como "Emma Watson downloads gratuitos", "Emma Watson fotos nuas", "Emma Watson montagens" e "Emma Watson no flagra" (inclusive com essas palavras em inglês) correm o risco de se deparar com ameaças on-line arquitetadas para roubar informações pessoais. Veja abaixo o ranking completo:

CelebridadeRisco
Emma Watson 12,6% 
Jessica Biel 11,77% 
Eva Mendes 11,15% 
Selena Gomez 10,94% 
Halle Berry 10,83% 
Megan Fox 10,73% 
Shakira 10,73% 
Cameron Diaz 10,52% 
Salma Hayek10,31%
Sofia Vergara 10,1%
(informações: McAfee)

No Brasil

A atriz Juliana Paes, que protagoniza a série "Gabriela", representa um risco ainda maior. Internautas que incluem seu nome em sites de busca ou se deparam com links relacionados à carioca têm 14,48% de chances de clicarem em links infectados. Outras globais, como Débora Falabella (8,33%), Ísis Valverde (8,23%) e Leandra Leal (8,23%) vêm em seguida. Confira abaixo:

CelebridadeRisco 
Juliana Paes14,48%
Débora Falabella8,33%
Ísis Valverde 8,23% 
Leandra Leal8,23%
Taís Araújo8,23%
Cláudia Abreu7,81%
(Informações: McAfee) 

"Ao pesquisar na Internet, os internautas ficam tão empolgados para ver fotos, vídeos e notícias sobre suas celebridades favoritas que se esquecem que links para sites com fotos de famosos e páginas de eventos podem conter conteúdo mal-intencionado", afirma Paula Greve, diretora de pesquisa sobre segurança na Web da McAfee. "Mais ameaças são desenvolvidas à medida que, a cada ano, passamos a utilizar por mais tempo nossos dispositivos, além de nossos computadores. A maioria dos usuários não percebe que o conteúdo pode esconder URLs abreviadas e publicidade mal-intencionada", explica.

Top models são as mais perigosas

Globalmente, Jimmy Kimmel (em 13º lugar na lista) é o único homem a integrar os 20 primeiros nomes, com a saída de Piers Morgan e Brad Pitt da lista (no ano passado, eles ocupavam respectivamente as posições 3 e 10).
Este ano, três top models entraram para a lista dos 20 primeiros nomes. Pesquisar downloads de Elle Macpherson (nº 16), Bar Refaeli (nº 17) e Kate Upton (nº 20) pode resultar no acesso de um site perigoso.

Manchetes não significam risco

Tom Cruise, Katie Holmes, Kristen Stewart e Robert Pattinson não apareceram na lista dos 50 primeiros nomes deste ano, apesar de toda a publicidade ao redor do divórcio de Cruise e Holmes, e do escândalo sobre traição envolvendo Kristen e Pattinson.
"Aparentemente, a participação em filmes e programas de TV de sucesso, prêmios e homenagens da indústria do entretenimento têm mais peso que atividades que garantam manchetes", observa Paula Greve. "Mesmo assim, pesquisas relacionadas a celebridades podem direcionar a sites perigosos e o público deve tomar cuidado para não clicar em páginas que pareçam suspeitas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...