segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Indústria prevê repasse de queda no preço da energia

Indústria prevê repasse de queda no preço da energia

Para representante da CNI, ganho de competitividade em relação a grupos estrangeiros só acontecerá se empresas repassarem os ganhos ao consumidor.


Se a queda de até 28% no preço da energia elétrica for linear para toda a cadeia industrial, ela será repassada ao consumidor brasileiro e melhorará a competitividade das exportações dos manufaturados nacionais frente aos estrangeiros, na avaliação das principais entidades do setor. "É básico que a queda chegue ao consumidor e não adianta a indústria se apropriar dessa renda", disse José Mascarenhas, presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo Mascarenhas, a principal função da redução no preço da energia elétrica, a partir de 2013, é retomar a competitividade da indústria brasileira diante das concorrentes externas, principalmente as chinesas. "A medida corrige de forma substantiva (a competitividade), mas a indústria só ganhará com isso se repassar os ganhos ao consumidor, que faz a aferição dessa competitividade", explicou o representante da CNI e também presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Mascarenhas avaliou ainda ser cedo para estimar qual o porcentual de queda dos preços ao consumidor após a redução, já que a energia elétrica tem peso diferenciado nos custos da cada área, e lembrou que as medidas só serão detalhadas amanhã.

Para o economista Cristiano Prado, gerente de Competitividade Industrial e Investimentos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), caso o corte na tarifa seja menor, será necessário avaliar qual o impacto para o consumidor. "Uma redução de 28% no custo de energia é muito significativa e tem condição de se refletir em preço sim, especialmente nos setores eletrointensivos, que são os setores de base e que acabam afetando todos os outros produtos da economia", afirmou Prado.

Estudo da Firjan, divulgado no último dia 2 de agosto, defendia um corte de 35% na tarifa de energia elétrica para a indústria retomar a competitividade. No entanto, a entidade acredita que uma redução de 28% já é motivo para comemoração. "Se houver alguma separação por setores, ou por tensão, pode acabar não beneficiando uma boa parte da indústria. Mas, se for redução de 28% (na conta) para todo mundo, será uma grande vitória para o Brasil", considerou Prado.

Se o benefício for concedido aos setores mais intensivos de energia, boa parte do parque industrial mineiro, que disputa com o Rio a vaga de segundo maior do País, será beneficiado. "Temos muitos setores intensivos de energia, então a medida é particularmente positiva para o parque industrial mineiro. Temos uma concentração grande de siderurgia, mineração e alimentos e bebidas, setores que são quase 60% do PIB industrial do Estado", avaliou Guilherme Veloso Leão, gerente da divisão de estudos econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Entretanto, Leão alerta para a necessidade de o governo conceder incentivos também para investimentos em eficiência energética nas fábricas, para evitar desperdícios. "Devia haver alguma diferenciação tributária para aquelas empresas que estão poupando energia", sugeriu o economista da Fiemg.

No detalhamento da medida, na terça-feira (11), o governo apontará quais as condições para a redução na tarifa de energia, que deve passar por eliminação de encargos e renovação de concessões. A Firjan espera que o plano do governo elimine três cobranças de tributos: a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE); a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC); e a Reserva Global de Reversão.

"Só a eliminação desses três encargos faria com que a tarifa de energia para a indústria no Brasil caísse 14%. Esses encargos estão sendo eliminados porque eles não têm mais razão de ser", calculou Prado, da Firjan. "Então o que vier acima de 14% é referente à renovação das concessões. Se a grande parte da indústria receber uma redução de só 16%, por exemplo, significa que apenas 2% foram de renovação de concessão, e aí tem que ter uma discussão se isso é suficiente ou não", acrescentou.
 
É justamente a renovação das concessões, com a realização de novos leilões do setor elétrico, o principal pedido da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) após a redução nos preços da energia. "Vamos agora analisar a questão do vencimento das concessões para verificar o caminho tomado pelo governo, confirmar se ele é legal e constitucional e garante a maior redução possível nas contas de luz. O preço justo da energia não é um presente do governo, mas um direito de todos os brasileiros", informou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em nota divulgada na última quinta-feira.
 
A Fiesp informou que ainda irá esperar o detalhamento da medida de redução nos preços da energia elétrica pelo governo para se manifestar sobre os impactos nos setores industriais, bem como um possível repasse ao consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...