segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vencedor neste domingo, socialista Hollande enfrenta presidente Sarkozy no segundo turno

Vencedor neste domingo, socialista Hollande enfrenta presidente Sarkozy no segundo turno

Agora briga é pelos 18,27% de eleitores da representante da extrema direita, Marine Le Pen

Vencedor neste domingo, socialista Hollande enfrenta presidente Sarkozy no segundo turno Jean-Pierre Muller/AFP
François Hollande (foto) comemora os 28,44% dos votos, contra 27,05% de Sarkozy Foto: Jean-Pierre Muller / AFP

Afastada da presidência desde 1995, a esquerda francesa conseguiu neste domingo o primeiro sinal nas urnas para o previsto retorno ao Palácio do Eliseu, no próximo mês — mas teve a comemoração ofuscada pela volta da direita radical ao primeiro plano da política francesa com uma votação recorde.

Com mais de 90% das urnas apuradas, o socialista François Hollande conseguia 28,44% dos votos, contra 27,05% do atual presidente, Nicolas Sarkozy. Eles disputarão o segundo turno, em 6 de maio.

A briga, agora, é pelos 18,27% de eleitores da representante da extrema direita, Marine Le Pen. Encarando o terceiro lugar como uma vitória, Marine não declarou apoio a Hollande ou a Sarkozy. Disse que seus eleitores são livres para votar no segundo turno, mas que "dirá o que pensa" no dia dos Trabalhadores, 1º de maio.

Por estarem no mesmo espectro político, a derrota de Sarkozy é conveniente à Frente Nacional, de Marine, que vê na implosão da União por um Movimento Popular (UMP) a possibilidade de redistribuição de forças na direita. Neste domingo, seus partidários começaram a proclamá-la a "líder da oposição". O objetivo pode ser concretizado com a promessa de Sarkozy de se retirar da política caso seja derrotado no segundo turno.

— Somos a única oposição à esquerda ultraliberal, permissiva e libertária. Aconteça o que acontecer nos próximos 15 dias, a batalha da França apenas começa, nada será mais como antes — afirmou Marine a militantes em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...