sexta-feira, 27 de abril de 2012

Lucro da BRF no 1o tri cai 60% para R$153 mi

Lucro da BRF no 1o tri cai 60% para R$153 mi

Reuters
 
SÃO PAULO, 27 Abr (Reuters) - A Brasil Foods registrou lucro líquido de 153 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, queda de 60 por cento ante igual período de 2011, informou a empresa nesta sexta-feira.

"Os resultados da companhia refletem cenário conjuntural desafiador no mercado externo, como já observado no quarto tri de 2011", disse a companhia em comunicado.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou 532 milhões de reais no período, contra 816 milhões de reais do primeiro trimestre do ano passado.

A companhia, líder na exportações globais de carne de frango, registrou receita de 2,42 bilhões de reais com vendas externas no primeiro trimestre, estável ante o mesmo período do ano passado. Já as vendas no mercado interno subiram 9 por cento.

A receita líquida da empresa atingiu 6,33 bilhões de reais no período, alta de 5 por cento ante os primeiros três meses de 2011.

No primeiro trimestre, a empresa sofreu com excesso de estoque no Japão e Oriente Médio, o que acabou pressionando os preços. No Brasil, os estoques também estavam elevados.

Os valores atingiram os níveis mais baixos em janeiro e fevereiro, mas estão reagindo.

"Vemos a sobreoferta caindo e os preços começam a reagir", afirmou o diretor financeiro da BRF, Leopoldo Saboya, citando ainda que a reabertura de Irã e Iraque, que não são mercados de grandes volumes, devem ajudar a normalizar o fluxo de embarques para o mercado externo.

O executivo também vê melhora das vendas para o Extremo Oriente -que inclui China, Hong Kong, Coreia do Sul e Cingapura, com grande crescimento, além do Japão- correspondem a mais de 50 por cento das exportações totais da BRF.

O mercado interno, na avaliação da empresa, também esteve aquém do esperado neste primeiro trimestre.

"Mas isso não apenas para a companhia, mas para o todo setor... o varejo se comportou de uma maneira mais fraca, tímida", explicou o executivo.

Segundo ele, a expectativa para o mercado interno é de uma recuperação das vendas, olhando fatores como o aumento do salário mínimo, a transferência da queda da Selic para os juros em créditos e financiamentos, cenário que aumenta a confiança da consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...