sábado, 2 de março de 2013

Estado dá a largada na colheita de soja

Estado dá a largada na colheita de soja

Rendimento médio das primeiras lavouras é de aproximadamente 45 sacas por hectare, segundo a Emater

Estado dá a largada na colheita de soja Roberto Witter/Agência RBS
Produção deve alcançar 12,1 milhões de toneladas, segundo a Conab Foto: Roberto Witter / Agência RBS
O Rio Grande do Sul deu a largada para a colheita de soja que promete recuperar o fôlego dos agricultores, que amargaram com a baixa na produtividade devido à seca da última safra. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um salto de 70% no rendimento por hectare e de 86% na produção, que deve alcançar 12,1 milhões de toneladas.

As primeiras lavouras colhidas, no Noroeste, Missões e Norte, apresentaram produtividade de 45 sacas por hectare, segundo a Emater. O engenheiro agrônomo do órgão Alencar Rugeri comenta que a colheita é feita nas lavouras onde o plantio iniciou cedo, na primeira quinzena de outubro, e representa no máximo 2% da área cultivada no Estado. Conforme Conab, foram plantados 4,6 milhões de hectares da oleaginosa nesta safra, 10% superior do que no último ciclo.

— Esta fase é de recuperação. Tivemos dois fatores a favor dos produtores nesta safra: o clima e o preço do grão — afirma Rugeri.

Apenas cerca de 5% das lavouras de soja do Estado estão prontas para a colheita, segundo a Emater. A maior parte da área cultivada, cerca de 73%, está em fase de formação dos grãos. O preço atual da saca da oleaginosa é de R$ 56,66, conforme a entidade.

Com o início da colheita da soja, o ritmo de retirada do milho das lavouras deve desacelerar. Cerca de 45% das lavouras semeadas com a cultura foram colhidas no Estado e 38% da área tem grãos maduros, prontos para serem colhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...