quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI dá início a última audiência

Papa Bento XVI dá início à audiência na Praça de São Pedro para a última audiência

Milhares participam de cerimônia no Vaticano

 
Papa Bento XVI dá início à audiência na Praça de São Pedro para a última audiência ALBERTO PIZZOLI/AFP
Papa chegou no Papamóvel Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP
Diante de uma multidão estimada em 100 mil fiéis, o papa Bento XVI dá início à audiência de despedida na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Ao começar a ler sua mensagem, Bento XVI contou que há oito anos, quando aceitou a escolha dos cardeais para ser Papa, orou a Deus:

_ Senhor por que me pedes isso e o que me pede? É um peso grande que carrego nos ombros, mas aceitarei certo de que me guiará, apesar de todas as minhas fraquezas. Oito anos depois, posso dizer que o senhor de fato me guiou.

Bento XVI agradeceu a seus colaboradores, iniciando pelo secretário de Estado, Tarcísio Bertone.
_ Eu nunca me senti sozinho. O senhor me colocou ao lado de tantas pessoas que, com generosidade, me ajudaram e me foram próximas.

Faixas de agradecimento e personalidades de todos os continentes para homenagear o primeiro pontífice que renuncia em sete séculos.

Bento chegou em pé, no papamóvel, saudando os fiéis que lotam a praça. A multidão inclui muitos cardeais, bispos e personalidades, aguardam a última bênção de quarta-feira, a de número 348 de seu pontificado, iniciado em abril de 2005.

O Pontífice falou logo após a leitura de mensagens em várias línguas, inclusive em árabe.

O alemão Joseph Ratzinger, seu nome civil, de 85 anos, causou espanto ao anunciar a renúncia, em 11 de fevereiro, alegando falta de "forças para seguir adiante de uma igreja de 1,2 bilhão de fiéis, que enfrentou umas série de escândalos nos últimos anos.

Depois da cerimônia acontecerá uma breve audiência na Sala Clementina, com algumas personalidades.

O pontífice, que passará a ser chamado "Papa emérito", deixará na quinta-feira o Vaticano sem uma cerimônia especial em um helicóptero, que o levará à residência de veraneio de Castelgandolfo, a 25 km de Roma, onde viverá temporariamente antes de mudar-se para um mosteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...