domingo, 24 de fevereiro de 2013

Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para último Ângelus de Bento XVI

Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para último Ângelus de Bento XVI

Papa afirmou que Deus o chamou para se dedicar à oração

 
Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para último Ângelus de Bento XVI OSSERVATORE ROMANO/AFP
Bento XVI faz oração diante de milhares de fiéis na Praça São Pedro Foto: OSSERVATORE ROMANO / AFP
Milhares de pessoas comparecem neste domingo à Praça de São Pedro para a última oração do Ângelus que o papa Bento XVI pronunciou antes de sua histórica renúncia ao pontificado, que chega ao fim em um clima tenso pelas revelações sobre uma trama de corrupção, sexo e tráfico de influências na Cúria Romana.
— Deus me pediu para dedicar-me à oração e à meditação — afirmou Bento XVI.
Com a voz marcada pela emoção e interrompido pelos aplausos, o Papa declarou:
— Neste momento de minha vida sinto que a palavra de Deus está dirigida a mim. O Senhor me chama a subir ao monte, a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação.
Diante de 100 mil pessoas, o Papa, que foi interrompido várias vezes pelos aplausos e gritos de "obrigado", estava visivelmente emocionado.
— Se Deus me pede isto é justamente para que possa continuar servindo à Igreja com a mesma dedicação e amor como qual tenho feito até agora, mas de uma maneira mais adequada a minha idade e a minhas forças — explicou.
O Papa, que deixará o pontificado em 28 de fevereiro, um gesto inédito na história recente da Igreja, recebeu elogios da multidão reunida na praça, que exibia cartazes e faixas, incluindo um imenso escrito em italiano: "Querido Papa, vai fazer falta".
O Angelus foi pronunciado da janela de seu aposento privado no palácio apostólico.
Como é habitual durante a saudação dominical, o Papa falou em vários idiomas para agradecer aos peregrinos, incluindo em português.
— Estaremos sempre perto — concluiu o pontífice.
Na quarta-feira 27 de fevereiro, o pontífice realizará a última audiência geral, que acontecerá na Praça de São Pedro e no dia 28, Bento XVI receberá os cardeais para uma despedida.
Bento XVI partirá em seguida de helicóptero para Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma, às 17h e às 20h (16h de Brasília) sua renúncia ao papado se tornará efetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...