domingo, 24 de fevereiro de 2013

Manifestantes protestam contra Renan Calheiros pelo segundo dia consecutivo

Manifestantes protestam contra Renan Calheiros pelo segundo dia consecutivo

Movimento organizado nas redes sociais reuniu cerca de 60 pessoas

Manifestantes protestam contra Renan Calheiros pelo segundo dia consecutivo Marcello Casal Jr/ABR
Na capital federal, cerca de 60 pessoas protestaram na Praça dos Três Poderes, levando cartazes e faixas e gritando palavras de ordem Foto: Marcello Casal Jr / ABR
 
Pelo segundo dia consecutivo, manifestantes, a maioria jovens, fizeram protestos em Brasília para pedir o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Com palavras de ordem, os participantes pediam e eram atendidos pelos motoristas que passavam pela Praça dos Três Poderes, local do protesto, que buzinassem em apoio à manifestação.

O movimento, articulado por meio das redes sociais, reuniu neste domingo cerca de 60 pessoas segundo os organizadores. Pelos cálculos da Polícia Militar do Distrito Federal, o número de manifestantes era de pouco mais de 40.

No sábado, também em Brasília, os manifestantes marcharam do Museu da República até o gramado do Congresso Nacional levando cartazes e faixas e gritando palavras de ordem.

— A nossa expectativa é que as pessoas vejam o nosso movimento e lutem contra o que está ocorrendo. O brasileiro não tem formação política e é isso que a gente precisa criar no Brasil. As pessoas precisam saber que protestar é importante, pois assim exercemos a nossa cidadania — disse a estudante de Direito Amanda de Oliveira Caetano, 18 anos, e coordenadora do Dia do Basta, que será realizado no dia 21 de abril com novas manifestações.

Além de Brasília, segundo os organizadores, os protestos voltaram a ser realizados neste domingo em outras cidades do país e, agora, no Exterior, como em Lisboa, em Portugal, e em Dublin, na Irlanda.

— Estamos aqui representando mais de 1,6 milhão de assinaturas pedindo a renúncia imediata dele da presidência do Senado — destacou o analista de sistemas Clay Zeballos, 40 anos, um dos organizadores do movimento Brasil sem Corrupção.

Na última semana, participantes de diversos movimentos anticorrupção organizaram um ato para entrega de um abaixo-assinado firmado por 1,6 milhão de pessoas no Senado.

O objetivo do abaixo-assinado foi reunir número de assinaturas equivalente a 1% do eleitorado brasileiro — correspondente a 1,4 milhão de eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — e apresentar um projeto de lei de iniciativa popular com este objetivo.

Apesar do número de assinaturas, conforme a Secretaria da Mesa Diretora do Senado, um processo deste tipo deve começar com uma denúncia no Conselho de Ética da Casa, e não como um projeto de lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...