quinta-feira, 15 de março de 2012

TJ recebe recurso contra retirada de crucifixos em prédios da Justiça do RS

TJ recebe recurso contra retirada de crucifixos em prédios da Justiça do RS


Ação da Liga Brasileira de Lésbicas foi acatada no início de março


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) já recebeu solicitação de um advogado, oriundo do Paraná, para que seja reconsiderada a medida que determinou a retirada de crucifixos dos prédios da Justiça no Estado. Até sexta, magistrados podem entrar com recursos contra a remoção dos símbolos religiosos, que começou a ocorrer no sábado, quatro dias após o Conselho de Magistratura do TJRS ter acatado reivindicação da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL).

Alguns advogados, desembargadores e juízes não concordam com a decisão, que foi tomada em âmbito administrativo e não teve decisão definitiva. O relator do caso, desembargador Cláudio Baldino Maciel, ressaltou que os espaços públicos devem ser utilizados unicamente para símbolos oficiais do Estado. Ele salientou, ainda, que o Estado laico protege a liberdade religiosa de qualquer cidadão ou entidade, em igualdade de condições, e não permite a influência da religiosidade na coisa pública.

Nesta tarde, foi realizada uma audiência entre o arcepisbo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings e o advogado e ex-ministro da Justiça, Paulo Brossard, onde o assunto foi abordado. Dom Dadeus afirmou que este não é um embate entre Igreja e Estado, e que a sociedade de modo geral deveria discutir a questão. O arcebispo acredita que a decisão será revertida, mas disse que não irá se manifestar pois não é de sua alçada, conforme ele, e sim uma ação interna do Judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...