quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dados apontam retomada da economia brasileira

Dados apontam retomada da economia brasileira

Pelo menos seis indicadores mostram que a atividade econômica começa a melhorar no país


O painel de instrumentos da economia brasileira confirma: após um longo período de desaceleração iniciado na largada de 2011, uma série de indicadores divulgados este mês aponta para uma retomada das atividades.

Desde o avanço de 9,6% nas vendas de papelão ondulado em agosto, dado considerado um termômetro por refletir a expectativa da indústria que precisa embalar mercadorias, passando pelo desempenho do comércio e pela prévia do PIB, números, índices e percentuais interpretados por especialistas indicam um ritmo forte de recuperação.

Otimista, o economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros, sustenta que o país já cresce neste trimestre a uma taxa anualizada de 4%. É uma arrancada significativa, já que no intervalo de 12 meses entre julho de 2011 e junho deste ano, a expansão foi de apenas 1,2%. Mais cauteloso, o economista Luiz Rabi, da empresa de análise de crédito Serasa Experian, avalia que esse ritmo será alcançado nos últimos três meses do ano.

De qualquer forma, há unanimidade em creditar a reação a uma conjunção de fatores como a continuidade da queda do desemprego, às negociações salariais favoráveis aos trabalhadores, queda dos juros e medidas de estímulo como o corte do IPI. Dessa forma, acrescenta Barros, a indústria reduz estoques e, no fim do ano, o setor mais abalado pela crise poderá equilibrar a demanda com o nível de atividade:

– No fim de ano, a economia apresentará um bom desempenho influenciado pelo consumo das famílias, que por efeito da renda deve crescer 1,3% no quarto trimestre contra o anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...