sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fabricantes de refrigerantes e cervejas aumentarão tabelas em até 10%

Fabricantes de refrigerantes e cervejas aumentarão tabelas em até 10%

O aumento de impostos incidente sobre essas bebidas será repassado ao consumidor

Valor Online

Os fabricantes de refrigerantes e cervejas planejam repassar ao consumidor o aumento de imposto anunciado ontem pelo governo federal. Em 1º de outubro, começa a valer o novo cálculo de IPI e PIS COFINS incidentes sobre essas bebidas; o aumento previsto para a carga tributária é de 27% para cerveja e de 10% para refrigerantes. As cervejas devem ficar 5,24% mais caras, e os refrigerantes, 9,77%, segundo um comunicado assinado por CervBrasil, Abrabe e SindiCerv (associações que representam os fabricantes de bebidas frias).

"Para o setor de refrigerantes, além da elevação da carga tributária federal incidem mais dois efeitos: a redução de 40% dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus e o aumento de 100% do IPI de produtos que levam em sua composição sucos naturais", diz a nota. No começo de abril, o Valor Online antecipou que a indústria ameaçava cortar os investimentos previstos para este ano. O comunicado das associações divulgado hoje reforça essa possibilidade: "[As medidas] significam um rompimento do circulo virtuoso que vinha permitindo o crescimento consistente dos investimentos". Ontem, a Coca-Cola Brasil reafirmou seu compromisso em manter os investimentos de R$ 2,8 bilhões previstos para 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...