quinta-feira, 31 de maio de 2012

IPI de motos, micro-ondas e ar condicionado sobe a 35%

IPI de motos, micro-ondas e ar condicionado sobe a 35%

Bebidas frias importadas, como cerveja e refrigerante, também devem aumentar de preço

 
O governo elevou a 35% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para motos importadas, micro-ondas e ar-condicionado. O decreto foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU). As alíquotas eram de 15% para motos, 20% para aparelhos de ar condicionado e de 30% micro-ondas.

O objetivo é proteger as empresas instaladas na Zona Franca de Manaus da concorrência dos produtos importados. Medida semelhante já havia ocorrido para carros importados de fora do Mercosul e México. Em dezembro de 2011, o governo aumentou 30% o IPI dos carros importados para proteger a indústria nacional e estimular investimentos no país.

Também foi reajustada a tabela do IPI para bebidas frias, como cerveja, refrigerantes e água. Até o momento o percentual exato do aumento não foi divulgado.

Estas ações são uma forma de equilibrar os cortes de tributos para a indústria feitos por meio de um plano de estímulo à competitividade, chamado pelo governo de Brasil Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...