segunda-feira, 19 de março de 2012

Proteste pede retirada de corante potencialmente cancerígeno da fórmula de refrigerantes

Proteste pede retirada de corante potencialmente cancerígeno da fórmula de refrigerantes


Nos Estados Unidos, substância já não é mais usada na fabricação desses produtos

Proteste pede retirada de corante potencialmente cancerígeno da fórmula de refrigerantes Robert Byron/Deposit Photos
Mudança na fórmula evita inclusão de alerta de risco de câncer nas embalagens Foto: Robert Byron / Deposit Photos

A Proteste — Associação de Consumidores pediu aos fabricantes e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a substituição do Caramelo IV por corantes mais seguros na formulação de refrigerantes, energéticos, sucos, cereais matinais e outros produtos alimentícios.

Usado para dar cor aos produtos, esse aditivo será retirado da fórmula da Coca-Cola e da Pepsi nos Estados Unidos após o estado da Califórnia colocar na lista de substâncias cancerígenas componentes químicos presentes no corante caramelo. A alteração será feita para que os fabricantes não tenham de colocar um alerta de risco de câncer em suas embalagens.

Anteriormente, o Ministério Público Federal (MPF) chegou a fechar um termo de ajustamento de conduta com os fabricantes de refrigerantes para tirar da fórmula o benzeno, outra substância potencialmente cancerígena. A presença do benzeno nas bebidas foi detectada, em 2009, pela Proteste ao realizar exames em 24 amostras de diferentes marcas. O termo foi assinado em 2011 e o prazo para adequação é de cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...