sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Controle fiscal permitirá juros menores

Controle fiscal permitirá juros menores, diz Mantega

Ministro disse ainda que objetivo do governo é o de registrar superávit primário equivalente a 3,1% do PIB

AE
A política de manter os gastos públicos sob controle abrirá espaço para que o Banco Central reduza os juros, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante uma entrevista coletiva.
Segundo ele, o governo está trabalhando para manter estáveis as porções mais "rígidas" dos gastos - como salários, despesas com viagens e compras de equipamentos - para evitar cortes em programas sociais e permitir um aumento nos investimentos.

Mantega disse que o objetivo do governo é o de registrar um superávit primário equivalente a 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e que o dinheiro será utilizado para pagar as dívidas do País. Ele acrescentou que a economia brasileira deve crescer 4,5% neste ano, puxada por investimentos do setor privado e pelo consumo.

Em 2012, as vendas no varejo devem crescer no mesmo ritmo do ano passado, cerca de 8%, e o setor agrícola também deve ter um bom ano, mesmo se os preços das commodities caírem, afirmou o ministro. Ele disse também não saber se a inflação ficará no centro da meta neste ano, mas afirmou que ela está desacelerando em direção ao centro da meta, de 4,5%.

A situação econômica internacional segue preocupante, disse Mantega, com problemas persistentes relacionados a dívidas soberanas e à turbulência do mercado. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...