segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Centenas realizam passeata na Redenção contra os maus-tratos a animais

Centenas realizam passeata na Redenção contra os maus-tratos a animais

Protestos simultâneos ocorrem em mais de 170 cidades em todo mundo

Centenas protestaram contra a violência aos animais
Crédito: Tarsila Pereira

Centenas de pessoas se reuniram neste domingo em um protesto pelo fim da violência contra os animais no Parque da Redenção, em Porto Alegre. O grupo se concentrou no Monumento ao Expedicionário e caminhou em torno do espelho d'água e depois pela avenida José Bonifácio, onde ocorria o Brique. Os manifestantes carregavam faixas e cartazes com os dizeres: “Os animais não votam, mas nós, sim. Leis mais rígidas e cadeia para quem maltrata os animais”. O protesto ocorreu simultaneamente em outras 170 cidades do país.

Durante a caminhada, os participantes gritavam palavras de ordem, como: “O povo unido jamais será vencido”. Segundo a ONG Crueldade Nunca Mais, a atual lei de crimes contra os animais é muito branda e não pune devidamente quem a infringe. A auxiliar administrativa Naura Sato, 44 anos, concorda com a reivindicação. Além de protestar, ela considera que o ato também serviu para conscientizar as pessoas. “Se cada um fizer um pouquinho, resolveria esse problema”, avaliou. Naura contou que ajuda como pode, recolhendo animais da rua e os tratando.

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) participou da atividade e levou a unidade móvel Bicho Amigo para mostrar o trabalho da pasta e dar informações para o público. “Viemos ajudar na conscientização para que as pessoas não abandonem os cachorros e gatos e que os castrem”, falou a coordenadora de Medicina Veterinária da secretaria, Márcia Gemerasca.

Oito cachorros foram levados ao parque pela Seda para serem oferecidos à adoção. Segurando um dos animais abandonados, a veterinária Rejane Werneicz contou que são castrados aproximadamente 20 cães e gatos pela secretaria. “As cirurgias são feitas nos animais de pessoas carentes.”

A Redenção ficou lotada de pessoas com camisetas brancas da Seda ou de ONGs de proteção aos animais. Diversos freqüentadores do parque pararam para olhar o ato ou saber mais sobre adoção na unidade da secretaria. Durante a manifestação, alguns donos de bancas do Brique vaiaram os participantes dizendo que eles precisam cuidar de crianças e não de bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...