sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Berlusconi obtém voto de confiança do Parlamento

 
Por Gavin Jones e Philip Pullella

ROMA (Reuters) - O premiê italiano, Silvio Berlusconi, obteve um voto de confiança nesta sexta-feira na câmara baixa do Parlamento, que deu a seu governo de centro-direita um novo, mas provavelmente efêmero, prolongamento de vida.

A moção de confiança em Berlusconi, que disse antes da votação que a Itália mergulharia em uma catástrofe econômica e social se seu governo caísse agora, obteve 316 votos a favor, e 301 contra.

O resultado era incerto até o último minuto e mesmo alguns membros da coalizão de centro-direita expressaram incertezas, demonstrando nervosismo antes da votação para decidir se o governo seguiria adiante.

Um parlamentar da coalizão, Francesco Nucara, disse à câmara que estava votando para salvar o governo pelo bem do país, mas expressou abertamente seu descontentamento com Berlusconi, sua forma de conduzir o governo de centro-direita e sua escolha de ministros.

"Você colocou algumas pessoas em seu governo que não são dignos de ser guardiões de algumas de suas empresas", disse Nucara em seu pronunciamento antes da votação.

O governo de Berlusconi tem sido manchado por escândalos, estagnação econômica e intensa pressão dos mercados financeiros.

Berlusconi foi obrigado a convocar a votação depois que sua coalizão, dividida e indisciplinada, sofreu um grande constrangimento quando fracassou em aprovar uma provisão orçamentária de rotina na terça-feira.
Segundo uma pesquisa da Reuters com 20 analistas na quinta-feira, a Itália já estava em recessão, mal conseguiu algum crescimento em 2012 e descumprirá as metas de déficit fiscal do governo.

Sua dívida soberana foi rebaixada no mês passado pela Standard & Poor's, Moody's e Fitch, e desde agosto o país vem dependendo do Banco Central Europeu para comprar títulos e impedir que os juros cheguem a níveis instáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...