segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Melhorando as condições de venda!

Exposição: se uma loja quiser divulgar um produto, deverá exibí-lo ligeiramente a direita do cliente. Estudos apontam que a maioria das pessoas é destra e se movimentam invariavelmente para a direita e também estendem o braço na mesma direção. Portanto, se você estiver expondo marcas novas de roupas por exemplo, a marca mais famosa deverá ficar exatamente no centro, e a marca que você está querendo realmente divulgar, logo à direita.

Vitrines: a maioria das vitrines é projetada como se o cliente estivesse sempre de pé olhando de frente, o que quase nunca acontece. Uma boa dica, é que, já que andamos como dirigimos, para a direita, as vitrines deveriam geralmente ser inclinadas para a esquerda. Essa simples mudança aumentaria instantaneamente o número de pessoas que de fato veriam nossos produtos.

Outro dado importante sobre vitrine é que não devemos expor muita coisa, pois quanto mais rápido as pessoas andam, menor é o seu campo de visão periférica, e por isso não conseguiram distinguir, a certa distância, que produto é.

Iluminação: todo varejista deveria mudar a iluminação para o dia ou para a noite. Certamente num desses períodos a visibilidade será pior que no outro, se não em ambos.

Gôndolas: a taxa de captura, isto é, aquilo que está sendo exibido e o que está sendo efetivamente visto pelos clientes é de cerca de 20%. Há uma zona confiável em que os clientes provavelmente verão a mercadoria com maior facilidade. Fica aproximadamente entre o nível do olho e o nível do joelho. Se o produto estiver muito acima ou abaixo dessa faixa, provavelmente não será visto, exceto se for intencionalmente procurado.

Ambientação: como os clientes estão sempre andando pela calçada ou pelos estacionamentos para chegarem logo na loja e fazerem suas compras, eles precisam de um tempo para desacelerar e acostumarem-se com o novo ambiente. Folhetos de promoções, cartazes ou qualquer coisa colocada logo após a entrada serão ignorados pelos clientes. Agora se forem colocados de 3 a 6 passos mais para dentro da loja, eles terão um grande retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...