terça-feira, 16 de julho de 2013

Agricultores protestam

Agricultores protestam após nova ocupação de índios no Norte do RS

Cerca de mil produtores rurais cobraram soluções no centro de Sananduva.
Em Cacique Doble, índígenas ocuparam propriedade rural pela manhã.


Agricultores fazem ato no centro da cidade de Sananduva (Foto: Fabio Lehmen/RBS TV)

Um dia após um confronto entre indígenas e agricultores deixar quatro feridos em Sananduva, no Norte do Rio Grande do Sul, uma nova propriedade foi ocupada no município vizinho de Cacique Doble. Um ato de protesto contra as ocupações foi realizado na tarde desta terça-feira (16) pelos produtores rurais, no centro de Sananduva.
Mais de mil pessoas se reuniram na praça central de Sananduva para cobrar soluções das autoridades para o conflito entre indígenas e agricultores na região. Carros que teriam sido danificados pelos índios durante o confronto de segunda-feira (15) foram expostos no local, assim como as armas. Dos quatro feridos no conflito, dois permanecem internados em hospitais de Sananduva e Passo Fundo.
Há cerca de 10 quilômetros do local do protesto, cerca de 120 índios caingangue ocuparam pela manhã uma fazenda emCacique Doble, numa área de 100 hectares na localidade de São Jorge. Segundo a Brigada Militar, seriam os mesmos indígenas que ocupavam a propriedade em Sananduva. Cerca de 30 policiais militares monitoram a região.
Os índios alegam que as áreas invadidas fazem parte da demarcação de terras feitas pela Funai. “Nossa família se criou aqui e isso está na história desse país”, diz a indígena Eva Pinto.
Já os agricultores do interior de Sananduva começaram a destruir casas e galpões. A intenção é evitar que os índios voltem a invadir propriedades na região. Na área que estava ocupada há oito dias e que gerou o conflito,  construções foram derrubadas e telhados quebrados. “Não quero nunca mais passar por isso que passei esses dias”, diz o produtor Angelino Pansera.
Uma reunião foi realizada com lideranças indígenas nesta terça (16) na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Erechim, para discutir o confronto com agricultores registrado em Sananduva. Representantes da Polícia Federal (PF) e da Funai também estiveram presentes no encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...