domingo, 9 de dezembro de 2012

O dilema do Google entre o excesso de poder e a síndrome dos dependentes

O dilema do Google entre o excesso de poder e a síndrome dos dependentes


A frase "busca no Google" é recorrente entre os usuários, maravilhados com o site e suas ferramentas que possibilitam organizar uma vida. Apesar disso, especialistas alertam que essa centralização pode ser perigosa
 
(Adriana Franciosi/Agencia RBS)
Nilson Mariano
nilson.mariano@zerohora.com.br

O Google nasceu sob a promessa "Don't be evil" - "Não seja malvado" - para anunciar como agiria na missão de armazenar, organizar e disponibilizar informações na rede, de forma universal, acessível e útil às pessoas. Passados 14 anos da fundação da empresa, será que o slogan criado pelo engenheiro Paul Buchheit continua intacto? Entre as nuvens virtuais da internet, paira a dúvida: será que manteve o rumo?

Líder mundial entre os sites de busca (66,9% do mercado em outubro, segundo a comScore qSearch), Google converteu-se numa espécie de oráculo da atual geração. Coleciona milhões de fãs, maravilhados com suas ferramentas de pesquisar, organizar documentos e imagens, comunicar-se via e-mail, assistir a vídeos, guiar-se por mapas digitais. São os que repetem, diante de qualquer imprevisto, uma frase recorrente: "Procura no Google".

O cineasta João Gabriel de Queiroz, 21 anos, é um dos que conjuga o novo verbo: googlear. Utiliza os suportes do Google nos trabalhos da produtora Avante Filmes, de Porto Alegre. Para facilitar a troca de ideias sobre roteiros com os colegas, emprega o Google Docs, que funciona como uma pasta virtual compartilhável em qualquer situação.

- Também usamos o Docs para guardar orçamentos, contas a pagar, documentos, textos conjuntos - enumera o cineasta.

A google dependência se evidenciou no dia 26, quando o site ficou fora do ar por cerca de uma hora no Brasil. Quem tinha documentos e imagens em arquivos virtuais se exasperou. Serviço normalizado, voltou a calmaria.

Depois de pesquisar a trajetória dos buscadores, desde o pioneiro Archie, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Suely Fragoso, confirma que o Google suplantou os antecessores. Especializada pela universidade britânica Leeds, Suely elogia a eficiência e o "bom-mocismo" do Google. Mas alerta sobre os males do monopólio:

- Essa centralização de informação é necessariamente perigosa. Já não interessa nas mãos de quem está o poder, é muito poder em poucas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...