domingo, 9 de dezembro de 2012

Como investir para alcançar 50.000 reais em cerca de 5 anos?

Como investir para alcançar 50.000 reais em cerca de 5 anos?

Internauta universitário quer abrir uma empresa em até dois anos depois de formado, e quer investir seu dinheiro para alcançar a quantia necessária para empreender

 
Stock.xchng
Você está pronto para empreender?
Quem quer empreender deve, primeiro, juntar uma boa quantia em poupança

Dúvida do internauta: Sou universitário e pretendo abrir uma empresa com no máximo de dois anos de formado. Gostaria de saber qual o melhor tipo de investimento para se aplicar, mensalmente, um valor entre 500 reais e 700 reais. Meu objetivo é obter um capital suficiente para dar início a minha ideia: aproximadamente 50.000 reais.

Resposta de Paulo Bittencourt*:

Para os primeiros 12 meses comece aplicando seus recursos em poupança. Esta aplicação é adequada para os valores que você citou, considerando também que você vai começar sem um valor inicial. Na nova regra de remuneração da poupança o retorno do investimento é de somente 70% da taxa básica de juros, a Selic, mas possui o benefício da isenção de imposto sobre o rendimento.

Após um ano você deve direcionar a reserva formada na poupança para uma aplicação de rentabilidade média superior à da poupança, passando a efetuar as aplicações mensais neste novo investimento. Lembre-se que: para obter uma rentabilidade média maior há necessariamente um nível de risco mais elevado para o investimento. Por isso você deve se preocupar também com o prazo de investimento.

Para um horizonte de tempo de médio prazo, digamos três anos, uma boa alternativa são os fundos multimercado com renda variável que possuem alvo de rentabilidade acima da Selic. Estes fundos são flexíveis na estratégia capturando oportunidades em vários mercados simultaneamente. A tributação sobre o rendimento nestes fundos é decrescente com o prazo de aplicação, e você deve se planejar para efetuar os resgates somente a partir de 2 anos da data de cada aplicação.

Como você pretende fazer aplicações mensais cada uma delas terá uma data específica em que a tributação atingirá o patamar mínimo de 15% sobre o rendimento. Durante a fase de resgates, o administrador do fundo vai automaticamente resgatar os certificados mais antigos para você onde incidir a menor tributação.

*Paulo Bittencourt é diretor da Apogeo Investimentos, empresa de investimentos voltada para pessoas físicas do grupo Vinci Partners, e tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...