quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sustentabilidade é o negócio do futuro, afirma executivo da Braskem

Sustentabilidade é o negócio do futuro, afirma executivo da Braskem

Palestra desta semana na série Liderança Sustentável traz o vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da companhia, Marcelo Lyra

Por Liderança Sustentável, especial para o Administradores.com
O vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da Braskem , Marcelo Lyra, compartilha da opinião de que a sustentabilidade não pode ser um projeto à parte numa empresa. Precisa estar no centro do negócio. Isso, no entanto, nem sempre depende de estratégias complexas para acontecer. "Na Braskem, por exemplo, a mudança na gestão começou justamente por uma certa ignorância técnica e um benvindo senso de oportunidade", disse.

Lyra ainda se lembra de quando recebeu da área de Insumos Básicos a curiosa notícia: a Braskem havia conseguido certificar o eteno verde. Mas o que isso queria dizer? "Era possível fazer plástico 100% de cana-de-açúcar!" Apesar do pouco conhecimento técnico, o líder sabia da importância do fato e decidiu comunicá-lo da melhor maneira possível. Quando veio a resposta positiva da sociedade, teve a certeza: "Sustentabilidade é o negócio do futuro. Quem quer ter seu lugar garantido nos próximos anos, deve trazê-la para o core business", aprendeu.

Consciente desse diferencial, o vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da Braskem passou a estudar as ações da empresa na área e descobriu uma série de iniciativas que ainda não compunham uma linha específica de atuação. Junto às lideranças da companhia e com o auxílio de especialistas, avançou.

Surgiu, assim, a Visão 2020: ser a líder mundial da química sustentável, inovando para melhor servir às pessoas. "Unimos liderança, inovação e sociedade. Hoje, muitos gestores se veem diante dessa necessidade de mudança em suas empresas, e a dica é: busquem cada uma das possíveis formas de transformar oportunidades em movimento. Sejam resilientes, provoquem suas equipes e comuniquem o tema", receitou Lyra.

Assista abaixo à palestra:

A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...