domingo, 26 de agosto de 2012

Lula diz que não crê na existência do mensalão

Em entrevista a jornal, Lula diz que não crê na existência do mensalão

'The New York Times' publicou reportagem sobre ex-presidente brasileiro.
De acordo com jornal, julgamento do escândalo é momento difícil para o PT.


 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista publicada neste domingo (26) pelo ao jornal norte-americano “The New York Times” que não acredita na existência do mensalão.

“Eu não acredito que o mensalão existiu”, disse Lula ao jornal. O ex-presidente, ainda de acordo com a reportagem, alega que o governo petista não tinha necessidade de comprar votos porque já havia garantido apoio da maioria do Congresso por meio de alianças políticas.

Lula, informa o jornal norte-americano, disse que irá respeitar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que começou neste mês o julgamento do mensalão. Segundo o texto, o ex-presidente defende a punição àqueles considerados culpados no processo, mas também o reconhecimento da inocência dos que forem inocentados pela corte.

O NYT descreve o julgamento do mensalão, pelo STF, como o um dos mais sérios e difíceis momentos da história de Lula e do PT. Afirma que o escândalo surgiu em 2005 e que a sua análise pelo tribunal apenas em 2012 reflete a “lentidão” da Justiça brasileira.

Ex-presidente Lula durante entrevista ao jornal 'The New York Times' (Foto: (Lalo de Almeida/The New York Times))
Ex-presidente Lula durante entrevista ao jornal 'The New York Times' (Lalo de Almeida / The New York Times)

A reportagem cita denúncia do ministro Gilmar Mendes, do STF, que afirmou ter sido pressionado por Lula a adiar o julgamento do mensalão, durante um encontro em São Paulo.

O texto relata ainda que o ex-presidente “ressurge” na política brasileira e faz campanha para candidatos a prefeito nas maiores cidades brasileiras, depois de enfrentar um tratamento contra câncer de laringe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...