quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Governo prorroga redução do IPI para carros por dois meses


Governo prorroga redução do IPI para carros por dois meses

Outros setores também tiveram aumento no prazo do benefício e renuncia fiscal pode chegar a R$ 1,6 bilhão neste ano

 
Getty Images/ Joe Raedle
Carros enfileirados
Governo prorroga isenção de IPI para automóveis e outros produtos

São Paulo – O ministério da Fazenda anunciou hoje a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para carros por mais dois meses. A medida venceria nesta sexta-feira, 31 de agosto, mas agora valerá até 31 outubro. Com a prorrogação, a renuncia fiscal do governo deve alcançar 800 milhões de reais apenas com essa categoria.

Além dos carros, o governo também manterá o benefício para outros produtos. O setor de bens de capital, por exemplo, terá o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) prorrogado para até 31 de dezembro deste ano e novas condições.

Os produtos de linha branca, como fogão e máquina de lavar roupa, também terão o benefício da redução do IPI válido até o final do ano, mas apenas para produtos com índice de eficiência energética “A”, conforme avaliação do Inmetro.

Móveis, painéis laminados e luminárias também tiveram prorrogação do benefício até dezembro, assim como matérias de construção, categoria na qual novos produtos foram incluídos.

Com as renovações anunciadas hoje, o governo estima uma renuncia fiscal total de 1,6 bilhão de reais neste ano e 3,9 bilhões de reais em 2013.

Confira como é o benefício para veículos
Setor Produto Alíquota normal Alíquota reduzida
AutomóveisAté 1000 cc
No regime 7% 0%
Fora do Regime 37% 30%
De 1000 cc até 2000 cc
No Regime 11 - 13% 5,5 - 6,5%
Fora do Regime 41 - 43% 35,5 - 36,5%
Utilitários
No Regime 4% 1%
Fora do Regime 34% 31%
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...