segunda-feira, 30 de julho de 2012

Apple e Samsung em histórica disputa judicial por smartphone

Apple e Samsung em histórica disputa judicial por smartphone

O grupo norte-americano pede US$ 2,5 bi e acusa o competidor sul-coreano de copiar seus desenhos e outras patentes. Já a Samsung acusa a Apple de violar algumas de suas patentes

 
©AFP / laurent fievet
Smartphone da Samsung
A Samsung é líder no setor, com 32,6% do mercado de telefones multifuncionais, com 50,2 milhões de aparelhos vendidos no segundo trimestre

San Francisco - Os dois líderes mundiais de smartphones, Apple e Samsung, se enfrentarão a partir de segunda-feira em um tribunal federal em San José (Califórnia, sudeste), no que deve ser um dos maiores processos por patentes da história dos Estados Unidos.

O grupo norte-americano pede mais de 2,5 bilhões de dólares e acusa a seu competidor sul-coreano de copiar seus desenhos e outras patentes. Já a Samsung acusa o norte-americano de violar algumas de suas patentes.

O processo tem o objetivo de resolver estas acusações cruzadas.

Os grupos monopolizam 49,5% do mercado mundial de telefones multifuncionais e também possuem disputas judiciais em vários países europeus e na Austrália.

Nos Estados Unidos, a Samsung está na defensiva. A juíza Lucy Koh, encarregada do caso, já suspendeu a venda do tablet Galaxy de 10 polegadas da Samsung, e do telefone Galaxy Nexus, concebido com a Google.

Na semana passada ficou estabelecido que a Samsung não teve o cuidado de preservar algumas provas ao destruir mensagens após o início das disputas.

"Nunca é um bom sinal quando o juiz observa que (a parte) não comunicou ou mesmo destruiu provas", disse o advogado Polk Wagner, professor especializado em direito de patentes na Universidade da Pensilvânia (leste).

Segundo Wagner, trata-se do maior processo por patentes desde o choque entre os gigantes da fotografia Kodak e Polaroid nos anos 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...