quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dilma: juro precisa ser compatível com mercado externo

Dilma: juro precisa ser compatível com mercado externo

Presidenta reitera que Brasil precisa se livrar de amarras de juros, câmbio e impostos

Reuters
Foto: AEA presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de posse do novo ministro do Trabalho, Brizola Neto

A presidenta Dilma Rousseff reiterou nesta quinta-feira que o Brasil precisa reduzir as taxas de juros a níveis compatíveis com os praticados no mercado internacional, continuando a pressão pública do governo para que bancos privados reduzam as taxas cobradas aos consumidores.

O discurso da presidenta acontece no mesmo dia em que o governo deve anunciar uma proposta de mudança nas regras da caderneta de poupança. Mantidas as regras atuais, a poupança se tornaria mais atrativa que outras aplicações de renda fixa caso o Banco Central reduza ainda mais o juro básico, hoje em 9 por cento.

"Queremos um país com taxas de juros compatíveis com aquelas praticadas no mercado internacional", disse a presidenta em discurso na cerimônia de posse do novo ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT-RJ).

Dilma repetiu também que o Brasil possui três "amarras" que precisam ser solucionadas --juros, câmbio e impostos--, mas disse que estes "grandes problemas" não podem ser resolvidos "do dia para a noite".

A ofensiva do governo para que bancos privados reduzam os juros aos consumidores e o "spread" --a diferença entre as taxas de captação de recursos e às ofertadas aos clientes-- ganhou novo impulso esta semana, quando Dilma usou seu pronunciamento pelas comemorações do 1o de Maio em rádio e TV para cobrar das instituições corte de suas taxas.

Mudanças no rendimento das cadernetas devem ser anunciados ainda nesta quinta-feira, após reunião de Dilma com o Conselho Político --formado por ministros, líderes do governo e de partidos aliados-- e de encontros com sindicalistas e empresários.

Questionada se mudanças na política seriam anunciadas nesta quinta, Dilma disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falaria com jornalistas à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...