segunda-feira, 30 de abril de 2012

A burocracia precisa morrer


A burocracia precisa morrer

O secretário de Comércio e Serviços, Humberto Luiz Ribeiro, diz que a burocracia pode impedir as pequenas e médias empresas de aproveitar as oportunidades que se abriram para o país


Humberto Luiz Ribeiro, secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Ribeiro: "Eu também já vivi o problema da burocracia na pele ao registrar minha primeira empresa"
São Paulo - O goiano Humberto Luiz Ribeiro, de 39 anos, ocupante da cadeira de secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, não veio do meio político. Ao fundar uma empresa de comércio eletrônico, nos anos 90, ele passou pelo mesmo calvário enfrentado pelos empreendedores brasileiros para poder legalizá-la.

"Foram nove meses até conseguir o registro", diz Ribeiro. Agora, sua missão é ajudar a remover este enorme obstáculo para fazer negócios no Brasil — a burocracia. "A vida precisa ser mais simples para quem quer empreender", diz Ribeiro. "Senão, podemos perder as oportunidades que estão se abrindo no mercado global."

O público-alvo da secretaria são as empresas emergentes com faturamento anual de até 16 milhões de dólares. Também estão na sua alçada todas as juntas comerciais, responsáveis por registrar os momentos cruciais na expansão de um negócio. Nesta entrevista exclusiva a Exame PME, Ribeiro fala sobre como a burocracia rouba competitividade das pequenas e médias empresas.


EXAME PME - Como empreendedor, o  senhor já sofreu muito com a burocracia brasileira? 
Ribeiro - Nem me fale! Vivi o problema na pele quando fui registrar minha primeira empresa. Era 1998, e eu tinha começado  um negócio de comércio eletrônico que deveria ser registrado na Junta Comercial do Distrito Federal.
Foi a primeira vez que alguém registrava uma empresa de comércio eletrônico em Brasília. Para a junta, minha empresa era coisa de outro planeta. O que era comércio eletrônico? O que era internet? Até  sair o registro, passaram-se nove meses. Foi um verdadeiro parto.


EXAME PME - Nossa! É mais do que o dobro do tempo que se leva, em média, segundo um estudo do Banco Mundial.  Por que demorou tanto? 
Ribeiro - Porque eu tinha de dar as mesmas explicações em várias instâncias do mesmo processo. Esclarecia uma coisa num lugar, depois falava tudo de novo em outro e, quando parecia que tinha ficado resolvido, algo prescrevia e eu tinha de escrever tudo novamente e reenviar para a junta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...