domingo, 23 de outubro de 2011

Satélite Rosat já entrou na atmosfera, afirma Centro Espacial Alemão

Imagem do satélite ROSAT divulgada pelo Centro Alemão Aeroespacial - Divulgação / German Aerospace Center
Imagem do satélite ROSAT divulgada pelo Centro Alemão Aeroespacial
Foto:Divulgação / German Aerospace

No entanto, não se sabe ainda em se ele atingiu a superfície

O Centro Aeroespacial Alemão (Deutschen Zentrums für Luft- und Raumfahrt - DLR, em alemão) informou que o satélite desativado Rosat entrou na atmosfera da Terra no início da madrugada deste domingo, entre 3h45min e 4h15min (horário local). No entanto, o DLR não confirmou se alguma parte dos destroços atingiu a superfície do planeta. Não está ainda claro ainda, segundo o DLR, onde o equipamento entrou na atmosfera.

O satélite, que era usado para a observação de raios-x, é do tamanho de uma minivan e pesa 2,4 toneladas. A previsão é de que ele se queimasse durante a reentrada na atmosfera, mas 30 fragmentos, que juntos têm 1,7 tonelada, poderiam atingir o solo. A maior dessas peças é um espelho resistente ao calor. O porta-voz da DLR Andreas Schütz, chegou a dizer que todos os países do mundo entre 53 graus norte e 53 graus sul poderiam ser afetados. A vasta área inclui a maior parte das regiões habitadas do planeta e todo o território brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...