terça-feira, 25 de outubro de 2011

RCZ é cupê, mas quer clientes dos hatches

RCZ é cupê, mas quer clientes dos hatches
O alvo da Peugeot com a apresentação do esportivo RCZ são os compradores dos hatches premium, como Audi A3 (R$ 121 mil e 200 cv), BMW Série 1 (R$ 135.530 e 156 cv) e MINI Cooper S (R$ 128.750 e 175 cv). Para conquistar essa turma, a novidade de R$ 139.900 oferece apelo visual com um motor interessante, de 1,6 litro turbo de 163 cv de potência, acompanhado do câmbio automático de seis velocidades.

O esportivo destaca frente similar à do hatch 308, teto baixo e traseira pronunciada com lanternas de LED e aerofólio móvel que se abre em dois níveis: um a 85 km/h (volta abaixo de 55 km/h) e o outro a 155 km/h (volta abaixo de 142 km/h). A carroceria ainda destaca vidro traseiro e parte do teto formando duas curvaturas.

O interior foi inspirado no do sedã 408, mas se destaca pelos bancos em concha e um relógio analógico no lugar do difusor de ar central. A posição de dirigir é baixa e o banco do motorista tem ajustes elétricos. Duas pessoas até podem ir atrás, desde que sejam crianças ou adultos que não se importem em se espremer. No banco do motorista, a visibilidade é boa, levando-se em conta que o veículo é cupê. Ao volante, o condutor ainda percebe um cuidado maior no acabamento, com couro na parte de cima do painel e plástico macio em diversas peças; cromo e plástico imitam alumínio.

A transmissão automática permite trocas manuais, opção feita para o teste-drive. As mudanças são rápidas, mas às vezes acontecem sem o pedido do motorista. Para o tipo de carro, também fazem falta os paddle shifts, as famosas borboletas atrás do volante. O fato de a avaliação do carro ter sido feita em uma pista limitou a percepção de velocidade, mas é possível notar um desempenho bastante satisfatório. O que fica aquém é o câmbio, com respostas um pouco lentas para o uso em pista, mas na rua, como se trata do mesmo conjunto do crossover 3008, agrada mais.

Olhando para o Peugeot RCZ, que acaba de chegar ao Brasil, é fácil perceber sua semelhança com o Audi TT. Mas o cupê da Audi não o considera um concorrente direto, já que só se assemelham na carroceria. O motor do alemão tem 37 cv de potência a mais e custa R$ 60 mil acima dos R$ 139.900 pedidos pela fabricante francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...