quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prêmio Folha Top of Mind: Coca-Cola e Omo são as preferidas pelos consumidores brasileiros

As empresas tiveram empate técnico, com dois pontos percetuais a mais para a centenária marca de refrigerantes: 8% contra 6%. Atrás delas vêm a Nestlé, com 4%, e a Nike com 3%

A edição 2011 do Prêmio Folha Top of Mind coroou, de novo, na última terça-feira (25), as empresas Coca-Cola e Omo como as preferidas dos brasileiros quando perguntados "Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?"

As empresas tiveram empate técnico, com dois pontos percetuais a mais para a centenária marca de refrigerantes: 8% contra 6%. Atrás delas vêm a Nestlé, com 4%, e a Nike com 3%.

A premiação existe há 21 anos e é promovida pela Folha de S.Paulo e Instituto Datafolha. A formulação do estudo se deu entre os dias 2 e 5 de agosto, quando 189 pesquisadores percorreram o país de Norte a Sul para entrevistar a população a partir de 16 anos de idade. Eles percorrem lugares tão distantes como Monte Alegre (PA).

O Datafolha foi a 162 municípios distribuídos por todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal para fazer a pergunta que busca respostas espontâneas. O Tof of Mind compreende 45 categorias de produtos, serviços e especiais.

São investigadas também as marcas mais lembradas em cada categoria, por exemplo: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em cerveja?", as respostas são espontâneas e únicas. Além da primeira marca, o Datafolha investiga as outras marcas mais lembradas em cada categoria. "E quais outras marcas de cerveja você se lembra?", nesse caso as respostas são espontâneas e múltiplas. Essa pergunta mede o "awareness", o total de lembranças de cada marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...