quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Administradores: conscientização e determinação

Administradores: conscientização e determinação

Foram necessários quase 25 anos desde a criação do primeiro curso no País, em 1941, até a promulgação da Lei nº 4769, em 9 de setembro de 1965, que instituiu a profissão de nível superior

 
Os administradores comemoram nesta segunda-feira (9) o Dia do Administrador. Estamos completando 48 anos de regulamentação da profissão. A criação dos Conselhos Federal e Estaduais de Administração aconteceu na mesma época, pela mesma legislação que regulamentou a profissão e também por delegação do Ministério do Trabalho. Foram necessários quase 25 anos desde a criação do primeiro curso no País, em 1941, até a promulgação da Lei nº 4769, em 9 de setembro de 1965, que instituiu a profissão de nível superior.
Embora a principal função de nosso Conselho seja a fiscalização do exercício profissional do administrador, bem como das empresas que exercem atividades da área de atuação do administrador, temos trabalhado arduamente para ser também uma referência no incentivo à modernização dos processos de gestão. Acreditamos que é preciso trabalhar para o aprimoramento profissional dos administradores, através da difusão massiva das tendências existentes no mercado e das novas técnicas desenvolvidas nos campos de atuação do administrador. Diversas ações de conscientização, principalmente com relação aos estudantes da área, são realizadas pelo CRA-SP – que hoje conta com mais de 70 mil registrados entre profissionais (administradores e tecnólogos) e empresas no Estado de São Paulo - para que valorizem e defendam a profissão.

Sabemos que temos pela frente ainda muitos desafios, mas o maior talvez seja conscientizar a sociedade. Não é possível garantir resultados, com eficiência e competência, sem uma administração profissional. A competitividade, o cenário econômico mundial e as rápidas mudanças exigem profissionalismo das empresas para administrar, sem qualquer improviso.

O mercado apresenta uma demanda por profissionais capazes de inovar em bases sustentáveis e éticas. Não é diferente com os administradores. É necessário apresentar resultados sem perder de vista o compromisso com a sociedade. As universidades, por seu lado, precisam adequar-se à realidade das empresas, modernizando a grade curricular para formar profissionais preparados para atender as novas demandas das organizações públicas e privadas.

É importante não perder de vista que é fundamental difundir o conhecimento da área entre administradores e estudantes e a necessidade de profissionais preparados e conscientes da sua responsabilidade. Estamos fazendo isso permanentemente. Temos hoje seccionais em oito importantes macrorregiões: Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Presidente Prudente. Ainda há muito a ser feito, mas procuramos dar o apoio necessário ao administrador para que ele possa criar condições das empresas inovarem e se desenvolverem em todo o Estado de São Paulo.

O cenário para os novos administradores é de oportunidades constantes. A atualização profissional é tema prioritário no CRA-SP. Inovação, sustentabilidade das empresas, governança, ética, competitividade, entre outros, são assuntos sempre em pauta e temas de palestras gratuitas que realizamos através de nosso Centro do Conhecimento do CRA-SP. Mantemos diferentes parcerias voltadas ao desenvolvimento profissional, promovemos anualmente o Encontro do Conhecimento em Administração com a participação de dirigentes de empresas públicas e privadas, estudantes, acadêmicos, entre outros, além de reconhecer mensalmente um presidente de empresa pública ou privada com formação em administração e que tenha destaque em sua área de atuação para que possamos compartilhar sua experiência e conhecimento, além de homenagem a um presidente, administrador, com a láurea Administrador Emérito, todos os anos.

Queremos com isso contribuir não só com os administradores, mas com a conscientização da necessidade da gestão profissional e eficiente. Vale ressaltar que se fala muito que a administração é uma escolha do estudante que têm dúvidas sobre que carreira seguir. Procuro dizer que é natural que muitos jovens passem por momentos de dúvida nessa fase, afinal, é um momento de interesses diversos onde há uma necessidade premente de conciliar realização pessoal, contribuição à sociedade, qualidade de vida, e também o retorno financeiro.

Nesse sentido, a administração naturalmente é uma boa opção por oferecer um caráter multidisciplinar e proporcionar uma visão ampliada e orgânica de áreas que parecem distantes nas empresas, mas têm relação direta como marketing, comércio exterior, recursos humanos, finanças, TI e logística. E é o olhar sobre esse caráter multidisciplinar que dá ao jovem a oportunidade de abrir as portas do mercado a partir de uma visão global dos negócios. Creio que essa é uma vantagem da administração sobre diversos cursos, e talvez por isso o mais procurado pelos jovens. Ou seja, não por falta de escolha, mas pelo número de oportunidades e chance de se ajustar a uma das funções que a carreira proporciona. Nesse sentido, temos dado especial atenção às instituições de ensino superior na formação dos futuros administradores.

Não temos dúvida que é extensa e complexa a pauta de questões em busca de respostas e que todas, com maior ou menos intensidade, estão ligadas à administração. Por isso lutamos para colocar o administrador no centro das discussões, pois sabemos que não existe um futuro sólido no País sem uma gestão eficiente e sem a organização adequada das necessidades da população.

Walter SigolloPresidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...