terça-feira, 28 de maio de 2013

Brasil será décimo país em capacidade eólica instalada

Brasil será décimo país em capacidade eólica instalada

Até o final do ano, serão 6GW instalados. Apesar do aumento, a baixa demanda ainda é um desafio para a expansão do setor. Hoje, só 1% da energia consumida vem dessa fonte

 
Usina eólica
 
São Paulo - Os ventos sopraram forte para o setor da energia eólica nos últimos anos. Só em 2012, o país quase duplicou sua capacidade instalada, chegando a 2,5 mil megawatts (MW), uma expansão surpreendente se comparada aos mirrados 27 MW registrados em 2005. Para 2013, o setor promete saltos ainda maiores.
 
Segundo a Abeeólica, até o final do ano, o país chegará a 6 GW, entrando para o Top10 dos países com maior capacidade eólica instalada, ranking liderado de longe pela China e pelos Estados Unidos. Atualmente, o Brasil ocupa a décima quinta posição na lista.
 
"Em 2017, chegaremos ainda a 8GW", acrescenta Elbia Melo, presidente executiva da entidade. Durante evento do setor em SP, ela afirmou que o sinal mais importante vindo do governo que o setor precisa agora é demanda. "Nós somos competitivos, só precisamos de mercado", disse.

Hoje, só 1% da energia consumida no país vem dessa fonte. A título de comparação, essa taxa chega a 28% na Dinamarca. A demanda viria do planejamento de longo prazo, segundo Elbia. O setor defende a contratação de 2 mil MW por ano de projetos de geração eólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...