terça-feira, 28 de maio de 2013

Argentina e Chile esvaziam zonas próximas de vulcão

Argentina e Chile esvaziam zonas próximas de vulcão

O vulcão, localizado na fronteira da província argentina de Neuquén e na região chilena de Bio Bio, aumentou fortemente sua atividade sísmica nas últimas 24 horas

 
Fumaça e cinzas saindo do vulcão Copahue são vistas de "Alto Biobio", a 770 km ao sul de Santiago, em dezembro de 2012
 
Buenos Aires/Santiago - A Argentina e o Chile decretaram nesta segunda-feira alerta vermelho e ordenaram a retirada de centenas de pessoas de uma região de 25 quilômetros ao redor do vulcão Copahue devido ao risco de uma erupção, disseram autoridades.
 
O vulcão, localizado na fronteira da província argentina de Neuquén e na região chilena de Bio Bio, aumentou fortemente sua atividade sísmica nas últimas 24 horas. Na semana passada liberou uma coluna de fumaça e gases que já não se via nesta segunda-feira.
 
"Hoje (segunda-feira) está dentro de um processo que tem o risco de entrar em erupção. Por causa disso, foi decretado o alerta vermelho", disse o ministro do Interior do Chile, Andrés Chadwick, na capital chilena.

O funcionário especificou que 2.240 pessoas devem ser retiradas da região.

O governo de Neuquén declarou alerta vermelho e ordenou a retirada preventiva da localidade Caviahue-Copahue, onde moram cerca de 900 pessoas. Anteriormente, o município havia ordenado a suspensão das aulas.

Caviahue-Copahue é uma localidade turística localizada 400 quilômetros a noroeste da capital provincial, Neuquén. Na área de Alto Bio Bio, perto do vulcão, estão as represas Ralco e Pangue, da elétrica Endesa Chile que, contudo, não foram afetadas.

Fontes da empresa disseram à Reuters que estão observando a situação, mas atualmente as represas estão em níveis mínimos técnicos, o que evitaria uma eventual abertura das comportas, embora suas paredes estejam preparadas para resistir ao movimento sísmico.

Em meados de 2011, o complexo vulcânico Cordón Caulle, também no sul do país, entrou em erupção e provocou o cancelamento de voos locais e internacionais na Argentina e no Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...