terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Alta temperatura e maresia são inimigos dos aparelhos eletroeletrônicos

Alta temperatura e maresia são inimigos dos aparelhos eletroeletrônicos


Smartphones, tablets e outros equipamentos podem ser danificados, o que exige cuidados

 
Alta temperatura e maresia são inimigos dos aparelhos eletroeletrônicos Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Em médio prazo, a maresia pode resultar na redução do período de vida útil dos dispositivos Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Se você é tão viciado em eletroeletrônicos que não consegue se desgrudar deles nem quando vai à praia, tome cuidado. Debaixo de sol escaldante, em cima de areias finas e em frente à água salgada, smartphones, tablets, e-readers, notebooks, netbooks, câmeras e outros aparelhos estão muito mais sujeitos a problemas do que no sofá de sua sala, sob o aconchego do ar-condicionado.
 
Para começar, mesmo que não haja nenhum acidente – como o contato com a água salgada ou a queda na areia –, os gadgets na beira do mar já estão expostos a dois inimigos implacáveis: a alta temperatura e a maresia. Enquanto o calor pode gerar danos imediatos, como reinicializações aleatórias e a queima da placa-mãe, no caso da maresia os efeitos costumam vir em médio prazo, reduzindo a vida útil dos aparelhos.
 
Mas a situação ainda pode ficar muito pior. Caso haja contato direto com a areia ou a água do mar, o melhor a fazer é retirar a bateria – em gadgets mais modernos, nem sempre isso é possível – e levar o aparelho a um técnico. Mesmo assim, a recuperação não é garantida:
 
– Uma queda na água é meio caminho andado para a perda do aparelho – diz Raul Weber, professor de arquitetura de computadores e segurança da UFRGS.
 
Embora não tão grave, o contato direto com a areia também pode acabar em prejuízo. Por isso, é recomendável utilizar os equipamentos durante o menor tempo possível na praia. Quando não estiverem sendo usados, os gadgets devem ser mantidos em capas, estojos ou outros compartimentos que impeçam a entrada da areia e o contato com a maresia.
 
– Se cair na areia, o ideal é pegar o aparelho com cuidado, para evitar aranhões, e não assoprar. Se você assoprar, a areia vai entrar. E o problema não é a areia, mas o sal que está na areia – ensina Farlei Heinen, professor do curso de Engenharia da Computação da Unisinos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...