quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Saiba o que muda com o novo cálculo do seguro-desemprego

Saiba o que muda com o novo cálculo do seguro-desemprego

A advogada Milena Sanches explica que benefício será calculado de acordo com os salários recebidos nos últimos três meses


O cálculo do seguro-desemprego mudou. Isso porque, desde a última segunda-feira (2), o cálculo será feito com base na média aritmética dos salários-de-contribuição informados no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, dos últimos três meses anteriores à dispensa do empregado. A alteração foi feita de acordo com as novas regras da Resolução nº 699, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – Codefat.

A advogada trabalhista e previdenciária da IOB Folhamatic, Milena Sanches, explica que o salário-de-contribuição, tanto para o empregado, quanto para o trabalhador avulso, é o total da remuneração auferida em uma ou mais empresas. "Ou seja: esse salário é a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer título, durante o mês, destinados a retribuir o trabalho. As gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial também são considerados salário-de-contribuição", informa a especialista.

Segundo Milena, o seguro-desemprego será calculado com base no mês completo de trabalho, mesmo que o empregado não tenha trabalhado integralmente em qualquer dos últimos três meses. Quando o salário-de-contribuição não constar no CNIS, deverá ser obtido na Carteira de Trabalho e Previdência Social, atualizados no contra-cheque ou, ainda, nos documentos decorrentes de determinação judicial. "Nesse caso, as cópias dos documentos devem ser arquivadas junto ao requerimento do benefício", ressalta a advogada.

Não são considerados salário-de-contribuição os benefícios da previdência social; a ajuda de custo e o adicional mensal recebidos pelo aeronauta, as parcelas do vale-refeição e alimentação; as importâncias recebidas a título de férias indenizadas e o respectivo adicional constitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...