terça-feira, 4 de setembro de 2012

Plano que prevê mais verba para educação vai ao Senado

Plano que prevê mais verba para educação vai ao Senado


Recurso que buscava levar projeto para o plenário da Câmara foi arquivado

 
O governo sofreu nova derrota no debate sobre o Plano Nacional de Educação. Após ver a comissão especial que tratou do tema elevar para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) a meta de investimento em educação, a ser alcançada no prazo de dez anos, o Planalto coordenou um movimento para que deputados apresentassem um recurso para impedir que o projeto seguisse diretamente para o Senado, tendo antes de passar por análise do plenário da Câmara. Nesta terça-feira, porém, 46 dos 80 deputados que assinaram o documento retiraram o apoio e o recurso foi arquivado. Com isso, o projeto agora seguirá para debate no Senado.
A retirada foi comandada pelo líder do PDT, André Figueiredo. Integrante da base, ele criticou o governo por ter se colocado contra a proposta. O Palácio do Planalto enviou o projeto com meta de 7%.
— Quem deseja uma educação de qualidade não pode jamais ser contra a elevação do investimento —, argumentou. Segundo ele, esse argumento foi usado para convencer os colegas a desobedecer a orientação do Executivo.
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), lamentou a derrota.
— O que o governo queria era fazer o debate no plenário da Câmara, mas infelizmente não conseguimos —, disse.
A expectativa do governo agora é tentar avançar nas discussões no Senado, em que, pelo regimento, o projeto terá de ser votado em comissões e no plenário. Se forem feitas mudanças, a proposta retornará para a Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...