segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quando a influência do fundador faz toda a diferença

Quando a influência do fundador faz toda a diferença

A gênese da Dell se confunde com a história de muitas empresas de tecnologia. Um jovem - no caso, Michael Dell, de 19 anos - começou sua empresa a partir de seu quarto de dormitório na universidade. Vinte anos depois, em 2004, ele deixou a presidência da companhia, pensando que o caminho percorrido até ali seria suficiente para manter saudável a companhia que, à época, era a maior vendedora de computadores pessoais do mundo.

As "férias" de Dell duraram menos de três anos. Ele teve de voltar ao cargo no início de 2007 e permanece no posto até hoje. Isso porque a companhia demorou para perceber certas tendências nesse período. No fim de 2004, a também americana IBM anunciou a venda de seu negócio de microcomputadores para a chinesa Lenovo para focar nos serviços a empresas. A Dell, durante esse período, resolveu bater de frente com a concorrência chinesa e tentar competir no preço - uma estratégia que se mostrou equivocada.

Também em 2005, a falta de atenção no atendimento ao cliente fez a Dell sofrer uma humilhação pública, quando o americano Jeff Janis publicou um vídeo no YouTube com o título Dell Hell (O Inferno da Dell). Ele mostrava a odisseia necessária para a concessão de um reembolso de US$ 400 que a companhia prometia a compradores de laptops.

Segundo o diretor comercial global da Dell, Steve Felice, a empresa passou os últimos anos tentando voltar às origens. "Nosso objetivo sempre foi trazer uma proposta única de valor, como fez Michael Dell, que iniciou a empresa construindo uma máquina para a necessidade de um cliente específico", lembra.

A empresa também passou a prestar mais atenção ao serviço. Desde 2010, mantém a conta @Dellcares (a Dell se importa) no Twitter para responder a reclamações e tem trabalhado fortemente no desenvolvimento de seu pós-venda. Até Janis, o responsável pelo vídeo no YouTube, reconheceu as melhorias, embora tenha dito que nunca mais comprará um produto Dell. / F.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...