sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Hospital brasileiro usa Kinect para fazer cirurgias

Hospital brasileiro usa Kinect para fazer cirurgias

Como um hospital brasileiro transformou o controle de games da Microsoft em instrumento eficiente para ajudar nas cirurgias, diminuindo riscos para o paciente

Cauã Taborda, de
 
Getty Images
Kinect
A equipe de tecnologia do Hospital Evangélico de Londrina começou a trabalhar no desenvolvimento de um software que utiliza o Kinect para Xbox acoplado a um PC

São Paulo - A missão é difícil. Envolve a realização de procedimentos cirúrgicos complexos, que requerem exames detalhados e muita concentração. É preciso estar bem preparado. Com gestos, imagens são ampliadas, exames são visualizados e os melhores trechos de um vídeo selecionados para ajudar nos detalhes da operação. Tudo deve ser feito muito rápido.

O paciente está sedado. Há cortes, sangue e o risco de infecção. Cada segundo é precioso para reparar uma coluna vertebral ou uma lesão cerebral. A cena não faz parte de nenhum game ou de séries de TV como Plantão Médico e House. Ela é real e já entrou para a rotina do Hospital Evangélico de Londrina, no Paraná, o primeiro centro médico brasileiro a desenvolver um método que utiliza o Kinect em salas de cirurgia.

Com investimento baixo e o esforço do time de médicos, o hospital criou o projeto Intera, que usa o controle da Microsoft que reconhece movimentos para inovar. E no hospital não é apenas a geração Y que se dá bem com a tecnologia. “Tenho 60 anos, mal uso o computador e me adaptei rapidamente”, diz o neurocirurgião Luiz Soares Koury, um dos responsáveis pelo projeto.

O Intera não surgiu com pretensões hollywoodianas de revolucionar a medicina. Luiz Koury conta que a solução foi criada para resolver um problema pontual. O centro médico paranaense queria acabar com o uso das chapas em filme e do antigo negatoscópio, um aparelho com iluminação especial que permite a observação das radiografias, usado em medicina praticamente desde a descoberta do raio X, em 1895.

“O filme radiológico está em extinção”, afirma Koury. “Nós tínhamos a necessidade de criar algo para substituir as chapas por uma versão digital, já oferecida pelos aparelhos diagnósticos em CD ou pen drives.”

* Leia na íntegra tecnologia/hospital-brasileiro-usa-kinect-para-fazer-cirurgias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...