A HSB foi a instituição que obteve o maior índice de reclamações, com 1,04 no mês de junho. Foram registradas 55 ocorrências no período. Em segundo lugar aparece o Banco do Brasil, com 0,69 no índice de reclamações e um total de 229 ocorrências.

O Itaú ocupou a terceira posição com 0,69 e um total de 169 ocorrências. O índice considera o número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

Bradesco e Santander

O Bradesco ocupou a quarta posição da lista, com 224 reclamações que deixam o banco com um índice de 0,67. Em seguida aparece o banco Santander, com índice de 0,36 e 84 reclamações registradas no mês de junho.

Entre os principais motivos das reclamações estão a realização de débito na conta não autorizados pelo cliente, irregularidades na conta-salário e problemas nas operações em caixas eletrônicos.
O levantamento considera os bancos com mais de 1 milhão de clientes.

* Para definir quais são as instituições mais reclamadas, o Banco Central divide o número de reclamações pelo número de clientes, fazendo com que os dados fiquem equiparados e não deixem sempre o banco com mais clientes à frente dos bancos com menos clientes.