terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Burocracia adia pela quinta vez obra no Salgado Filho

Burocracia adia pela quinta vez obra no Salgado Filho

Passou o prazo, e a mais recente promessa para licitar a obra de ampliação da pista do Salgado Filho ficou para trás. Agora, a Infraero joga a licitação para março

Burocracia adia pela quinta vez obra no Salgado Filho Mauro Vieira/Agencia RBS
Casas começaram a ser liberadas para ampliar pista, mas como ainda há famílias instaladas e falta o projeto, obra não anda Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS
A última de uma série de previsões da Infraero para iniciar o processo de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho não vai, novamente, se cumprir. Em outubro do ano passado, o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, trabalhava com a perspectiva de receber o projeto de engenharia — entregue em janeiro de 2011 ao Exército para ser refeito — em dezembro.

Poderia, assim, abrir a licitação para contratar a empresa que estenderá a pista em 920 metros, permitindo que aviões de passageiros de grande porte e cargueiros abarrotados pousem e decolem em Porto Alegre. Até segunda-feira, Herdina ainda esperava pela documentação:

— Algumas partes nos foram entregues, mas precisamos do todo para a licitação.

Ampliar a pista é um dos planos mais antigos da Infraero. Em 2010, as verbas foram oferecidas, mas o projeto de engenharia estava defasado e precisava ser atualizado.

Infraero garante ampliação da pista até dezembro de 2013

O órgão decidiu passar a tarefa ao Exército, em razão da experiência do setor de engenharia da instituição com projetos de pavimentação. Pensava-se em uma solução rápida, mas o projeto teve de ser refeito quase que completamente — as duas décadas de enrolação cobravam seu preço.

— Cada mês perdido impacta no cronograma, mas temos certeza de que a pista estará operando antes da Copa do Mundo — assegura Herdina.

De Brasília, a estatal relata que a elaboração do projeto de engenharia chegou a 98,6% em dezembro, mas não informa o que ainda falta para finalizar os 1,4% restantes. Procurado por Zero Hora, o Exército não detalhou o andamento do trabalho.

Esse não é o primeiro atraso: quando o Exército pegou a tarefa, em janeiro de 2011, a projeção da Infraero era receber a documentação em dois meses. Depois, esperou para julho; então, para setembro e, por fim, dezembro.

O cronograma segue empurrado — se Herdina esperava licitar a obra em janeiro deste ano, a perspectiva agora é abrir a concorrência em março. Porém, a Infraero aposta em recuperar o atraso na construção e finalizar até dezembro de 2013.

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