quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Abercrombie & branding: que nome é esse?

Quando te perguntarem qual a origem do nome de uma marca qualquer e você não souber, recomendo que responda sempre o seguinte: "a origem do nome dessa marca é o sobrenome de seu criador"

Por Marcos Hiller, www.administradores.com.br
 
Quando te perguntarem qual a origem do nome de uma marca qualquer e você não souber, recomendo que responda sempre o seguinte: "a origem do nome dessa marca é o sobrenome de seu criador". Certamente você não errará, pois é assim que acontece com a maioria das marcas que conhecemos. Eis alguns exemplos: Bauducco, Adidas, Bic, Nestlé, Colgate, Ford, Trevisan, Renner, Kellog's e JBS.

Na indústria da moda, então, creio que esse percentual cresce para uns 90% dos casos. Vejamos: C&A, Dolce & Gabanna, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Valentino, Dior, Stella McCartney e Alexander McQueen, dentre outros vários. E neste setor, que movimenta cifras bilionárias no mundo hoje, uma marca em especial faz um trabalho de branding de maneira fantástica: a Abercrombie & Fitch. Adivinhem a origem do nome? É o cara que a inventou? Em partes: Abercrombie é o sobrenome de David Abercrombie, o fundador da marca. Fitch é o sobrenome de Erza Fitch, simplesmente uma das primeiras clientes da loja.

A Abercrombie & Fitch começou como uma pequena loja de fábrica no dia 4 de junho de 1892, na Lower Manhattan, em Nova Iorque. Essa marca vem ganhando um brilho no varejo de moda. Suas lojas, mais precisamente a localizada no coração da Quinta Avenida, em Nova Iorque, é o que eu considero ser "estado da arte" em termos de branding e construção de marca no ponto de venda.

Tudo é cirurgicamente pensado: o cheiro da loja é espetacular e dá muita personalidade à marca, as roupas são lindas, a disposição e a arrumação dos produtos nas prateleira é impecável, os vendedores são muito bem treinados, a músicaambiente é impactante, e há modelos da marca desfilando pela loja. Ou seja,todos os 'touch points' da marca muito bem planejados e bem calibrados. O resulta não poderia ser outro: loja sempre lotada e com filas dando voltas nos imensos quarteirões de Midtown, em Manhattan.

Fazer branding não é um processo simples. Dá trabalho e pode custar caro, mas, hoje, branding é uma filosofia fundamental para qualquer empresa que almeja sucesso e longa vida. Uma pena que poucas empresas sabem disso. O sr. Abercrombie sabia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...