terça-feira, 27 de setembro de 2011

Terceirizar áreas estratégicas é uma tendência nas franquias?

Entenda como as redes estão agindo para administrar suas franquias

Editado por Priscila Zuini, de
Ales Cerin/SXC
Aperto de mãos

Terceirizar áreas estratégicas é uma tendência nas franquias?

Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias

São Paulo - A terceirização de áreas estratégicas das redes é uma tendência já que muitos franqueadores – que têm conhecimento na operação – não conseguem ou não desejam estruturar uma equipe para cuidar da rede de franquias.

É importante entender que gerir uma rede de franquias é absolutamente diferente da administração do negócio em si. Por isso, muitas vezes os franqueadores se apoiam em empresas de consultoria especializada que podem realizar determinadas funções com muito mais facilidade e eficiência.

Um exemplo já bastante utilizado pelas redes é durante processos de expansão. Ao invés de formar uma equipe própria para fazer toda a prospecção e seleção, as redes terceirizam e tornam o processo mais profissional, já que a entrada da rede fica dependente de uma provação em um processo cauteloso de seleção, aumentando as chances de sucesso para ambas as partes.

Outros exemplos interessantes são o desenvolvimento de manuais operacionais e programas de capacitação, que requerem metodologia no desenvolvimento dos processos e poucos franqueadores têm condições de assumir essa função, por demandar tempo e conhecimento, podendo prejudicar o foco no negócio.

Hoje é possível terceirizar desde toda a gestão da franqueadora como partes que o franqueador entende que não consegue assumir de modo eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...