quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Unilever é a empresa sustentável de 2011

Presente em 83 países e com mais de 2 bilhões de consumidores, companhia quer expandir a sustentabilidade para produtos de consumo de massa

 
Egberto Nogueira/imafortogaleria
Fernando Fernandez e Alexandre Caldini
Fernando Fernandez ao lado de Alexandre Caldini, na premiação do Guia EXAME Sustentabilidade

São Paulo – A Unilever foi eleita a empresa sustentável do ano pelo Guia EXAME Sustentabilidade 2011, que chega às bancas no próximo dia 24. A companhia tem uma meta clara para os próximos anos: expandir o conceito de sustentabilidade para produtos de consumo de massa. Com mais de 2 bilhões de consumidores no mundo, a empresa se sente confiante para a empreitada verde.
 
“Já somos sete bilhões de pessoas em um mundo finito. Se quisermos reduzir nosso impacto ambiental e a pressão sobre o planeta, precisamos inserir a inovação no centro dos negócios”, afirmou Fernando Fernandez, presidente das operações da companhia no Brasil, durante evento de premiação do Guia, que elegeu 21 empresas-modelo em responsabilidade socioambiental, na noite desta quarta, em São Paulo.

Segundo ele, o exemplo de inovação mais recente foi o lançamento da versão líquida do sabão Omo que, por ser mais concentrada, já ajudou a economizar água e evitou a emissão de 130 mil toneladas de carbono da atmosfera. O objetivo da empresa agora é emitir em 2012 a mesma quantidade de dióxido de carbono que emitia em 2007 ou menos.

Mais, a Unilever também se destaca pelo comprometimento com a saúde e o bem-estar de seus consumidores. A empresa já retirou 77 milhões de quilos de açúcar, sal, gorduras saturadas e gorduras trans de sua linha de produtos alimentares. “Os consumidores estão atentos e preocupados com as questões ambientais e eles reconhecem as empresas que trabalham pela sustentabilidade”, disse Fernandez.

“Competência e coragem de fazer diferente”Para Alexandre Caldini, superintendente das revistas EXAME, INFO, VOCÊ S/A e Exame PME, a busca pela sustentabilidade é uma oportunidade de inovar e encontrar soluções para os problemas ambientais atuais. “A humanidade é responsável por feitos incríveis no século passado, mas também viu o esgotamento progressivo dos recursos naturais”, afirmou. “Agora, no século 21, todos temos que trabalhar pelo surgimento de uma economia verde”.

Durante abertura do evento de premiação, Caldini ressaltou que a sustentabilidade é uma nova maneira de enxergar e lidar com a realidade, sair da zona de conforto. “Será preciso ousadia para mudar modelos de negócios e também manter intactos valores universais. As empresas premiadas aqui tiverem competência e coragem de fazer diferente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...