quinta-feira, 20 de março de 2014

Homens x Mulheres

Como o mercado de trabalho é distribuído entre homens e mulheres

Infográfico mostra percentuais de participação de cada gênero nos principais setores da economia

 
Com base em dados do Page Group sobre a participação de homens e mulheres no mercado de trabalho, o Administradores.com preparou um infográfico que apresenta percentualmente a participação de cada gênero nos principais setores da economia. Além de dados gerais, o material mostra também como é a distribuição dos cargos de média e alta gerência e dos de suporte à gestão entre homens e mulheres.

Os segmentos de saúde e recursos humanos foram os que mais tiveram suas vagas preenchidas por mulheres, no ano passado, 67% e 66% respectivamente. “São dois setores que tradicionalmente contam com maior presença de mulheres. A disponibilidades de candidatas, inclusive, sempre foi muito maior do que candidatos”, explica Sergio Sabino, diretor de marketing do PageGroup para a América Latina, coordenador do estudo.

As mulheres ainda são maioria em outros dois setores: no varejo (62%) e no mercado jurídico (53%). De acordo com Sabino, muitas vagas abertas no varejo dão preferencia a profissionais do sexo feminino. “Geralmente são posições que demandam gerenciamento de equipes gigantescas. E a sensibilidade feminina, aliada à sua capacidade motivacional e de engajamento são fundamentais e muito requisitadas pelas companhias”, explica. No segmento jurídico são os escritórios que contribuem para elevação da presença feminina no mercado.

Em alguns setores da economia, porém, a presença feminina em cargos de gestão ainda é baixa. É o caso do promissor mercado de Petróleo e Gás, segmento que vem apesentando níveis atrativos de remuneração nos últimos anos e tem 95% de seus postos ocupados por homens. Em TI, engenharia e no ramo imobiliário, os homens também são maioria absoluta.

Veja o infográfico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...