quinta-feira, 20 de março de 2014

Europa aprova lei que obriga carregador padronizado

Europa aprova lei que obriga carregador padronizado para dispositivos eletrônicos

Medida poderia obrigar a Apple, que utiliza tecnologia proprietária, a adotar conectores universais

 
 
O Parlamento Europeu aprovou na última sexta-feira (14) uma proposta que permite à Comissão Europeia introduzir no mercado um "carregador universal" para dispositivos móveis. Com isso, companhias desenvolvedoras de smartphones e tablets teriam de adotar o novo padrão europeu de entradas para carregadores. O prazo para implementação é de 3 anos.

A medida pode ser especialmente desvantajosa para a Apple, que investiu alto no conector lightning, sua tecnologia proprietária. Além se se adequar ao design dos aparelhos, o conector de 8 pinos é projetado para ter mais eficiência em iPhones e iPads. A empresa ainda não se manifestou publicamente sobre a norma.

A norma está sendo discutida junto aos fabricantes desde 2010. Uma das motivações é ecológica: visa à redução do descarte de lixo ecológico, já que quando um novo aparelho é adquirido, o carregador do antigo é descartado. Para Antonio Tajani, comissário europeu para a Indústria e Empreendedorismo, a aprovação "representa a base para mais inovação e crescimento no setor das tecnologias móveis".

De acordo com a Comissão Europeia, que propôs a padronização, "os fabricantes, importadores e distribuidores terão de respeitar um conjunto de obrigações claras, de modo a garantir a conformidade dos equipamentos de rádio colocados no mercado da UE. Além disso, o alinhamento das regras de equipamentos de rádio com outra legislação aplicável ao mercado interno dos produtos vai diminuir os custos de conformidade para as empresas, especialmente para as pequenas e médias empresas".
Os equipamentos de rádio incluem, além dos smartphones e tablets, receptores de GPS e dispositivos sem fio que emitem comando para abrir automóveis.

Com informações do Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...