quarta-feira, 27 de março de 2013

Decisão do STF derrubando imposto deixará importações mais baratas

Decisão do STF derrubando imposto deixará importações mais baratas

O Supremo Tribunal Federal barrou o ICMS no cálculo de PIS e Cofins para importação

 
Thinkstock
 
Na última quarta-feira (20),o Supremo Tribunal Federal declarou, com unanimidade dos votos, que é inconstitucional a inclusão do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo do PIS e Cofins, para as importações. A partir disso, as importações terão um custo menor para as empresas.
O advogado Marco Aurélio Poffo,do BPHG Advogados, de Blumenau (SC), destaca que a perda de arrecadação tributária do governo federal será bilionária. Entre 2006 e 2010, a União arrecadou R$ 34 bilhões pelo ICMS ter sido considerado no cálculo do PIS e da COFINS Importação. Na opinião do advogado essa é a mais importante decisão judicial na área tributária dos últimos anos. “Ainda não foi determinada a data em que tal decisão valerá para todas as empresas, e isto pode demorar, já que a modulação dos efeitos se dará em recurso a ser promovido pela União”, comenta.

O especialista ainda explica que esta decisão dá o direito de recuperar os valores indevidamente pagos nos últimos cincos somente à empresa do Rio Grande do Sul, que ajuizou a ação. Porém poderá beneficiar no futuro as demais empresas “Quem quiser recuperar o que pagou indevidamente, terá que ajuizar ações individuais”, diz Poffo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...