quinta-feira, 28 de março de 2013

A estratégia da caixa de bombons

A estratégia da caixa de bombons

Com a proximidade da Páscoa e a correria nas lojas em busca do melhor presente, temos que lembrar que esta é uma ótima oportunidade para as lojas online. Esse é um mercado em constante evolução. Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Lojista de Shopping (Alshop), o Brasil aparece como o terceiro maior produtor de chocolates e o quarto maior consumidor. Dessa maneira, a confraternização tem aberto caminhos para o aumento nas vendas. AFGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que o aumento da demanda em 2013 já tornou os ovinhos 6,04% mais caros em relação ao mesmo período do ano passado.
Se todos desejam receber ovos de páscoa, presentear também faz parte da fonte de prazer de muitas pessoas, o e-mail marketing, se mostra mais uma vez, como uma estratégia eficaz, segura para garante o retorno sobre o investimento. Mas para que a comunicação atinja o máximo da satisfação as campanhas devem seguir determinados preceitos.

Certamente dosar cores, formas e imagens estarão entre eles. Um e-mail poluído pode afastar os usuários. Exageros podem confundir os usuários e o código de HTML mal construído pode ser interpretado como spam pelos provedores.

Outra dica para seu e-mail marketing reside em utilizar caracteres moderados e objetivos na linha de assunto. A máxima “menos é mais” costuma ser bastante valorizada pelos mais de 94,2 milhões de usuários brasileiros (segundo o Ibope Media).

Da mesma forma, a segmentação não pode ser deixada de lado. A empresa que dispara seus e-mails lembrou-se de criar uma planilha ou relatório com o que sua base consumiu no ano anterior? Estes dados ajudarão a formar perfis e grupos de envio para 2013.

Vale lembrar que sexta-feira santa é feriado na maioria das empresas: portanto, programe o envio de suas newsletters até a quinta-feira. Mas fique atento também ao fato de que a maioria das empresas enviará o seu “Feliz Páscoa” nesta data, “entupindo” a caixa de entrada dos destinatários com mensagens. Antecipe-se.

Disponibilizar links válidos, apresentando ofertas reais, prazo de entrega condizente com o período, firmar compromisso de segurança no envio, também são estratégias válidas para cativar os usuários.
Atente ainda para o estoque, ofertando produtos realmente disponíveis. Isto será essencial para campanhas vitoriosas, diminuindo o índice de reclamações em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, Reclame Aqui, entre outros.

Por isso, diversifique suas ações, como em uma caixa de bombons, para que todos tenham a chance de receber suas campanhas. E lembre-se: ninguém, definitivamente, está à procura de dor de cabeça numa época tão feliz – só se for de tanto comer chocolate!

Victor Popper é CEO da All In

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