segunda-feira, 25 de março de 2013

Padilha anuncia redução do prazo para registro de medicamentos

Padilha anuncia redução do prazo para registro de medicamentos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (25) medidas para reduzir em até 40% o prazo para análise de registro de novos medicamentos a partir de abril.

Para os produtos considerados prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS) ou inovadores, a exemplo dos medicamentos para hipertensão, diabetes e os oncológicos, o prazo para registro deve se reduzido de nove a seis meses.

O ministro divulgou a criação do Sistema de Registro Eletrônico de Medicamentos, que começará a funcionar em 15 de abril. O sistema irá reduzir o prazo de registro junto à Anvisa. "Quanto mais registros [de medicamentos], melhor. Estimulamos a produção e aumentamos a competitividade", disse Padilha depois de participar de um almoço com empresários em São Paulo.

Segundo o ministro, a medida deve tornar o preço dos medicamentos mais barato. "Quanto mais marcas tivermos, mais genéricos, o preço será reduzido pela competitividade", afirmou. Padilha disse ainda que essa iniciativa deve facilitar a distribuição de remédios gratuitamente para a população pelo governo.

Para exemplificar, o petista citou a tentativa do governo federal de trazer ao Brasil a produção de remédios para combater diferentes tipos de câncer. Isso, segundo o ministro, tende a ampliar a produção, reduzir os preços, além de permitir ao governo aumentar a distribuição gratuita do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...