sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O papa Francisco e o garoto de amarelo

O papa Francisco e o garoto de amarelo: mais uma para o marketing da quebra de protocolo

Menino subiu no altar e ficou ao lado do pontífice durante missa

 
 
 
 
 
Desde que o argentino Jorge Mario Bergoglio assumiu o comando da Igreja Católica, o mundo passou a conviver com uma imagem pouco convencional para o líder de uma instituição tão tradicional. Mas essa é, definitivamente, a marca do agora papa Francisco. Decidido a fortalecer o catolicismo e superar as crises internas e externas do Vaticano, ele vem cultivando uma imagem de homem simples e pouco rigoroso quando o assunto são protocolos em aparições públicas.

Em sua passagem pelo Brasil, o papa deu várias mostras dessa nova postura do cargo que ocupa. Agora foi lá mesmo no Vaticano, durante uma missa em celebração ao Dia da Família, que ele, com a ajuda de um pequeno garoto, protagonizou mais uma de suas subversões protocolares.

No último domingo (27), enquanto celebrava a missa, o papa foi surpreendido por um menino que não se intimidou com a segurança, se dirigiu até o pontífice e ficou ao seu lado até o fim da celebração. O garoto, que não foi identificado, chegou até a sentar na cadeira do papa, que tratou tudo com a maior naturalidade, obviamente. Ele assistia à missa junto a outras crianças, bem à frente do papa.

O caso repercutiu na imprensa europeia e agora começa a correr o mundo graças à internet. O “garoto de amarelo”, como tem sido chamado, fez sucesso e tirou do protocolo até mesmo autoridades que assistiam à missa em cima do altar. Algumas pararam para fotografar o encontro inusitado.

São o papa Francisco e o Vaticano, no entanto, que mais ganham com essa mídia espontânea positiva que a atitude do menino gerou. Pode ter sido tudo armação (teorias da conspiração existem para isso). Mas quase ninguém vai acreditar. E a versão que vai ganhar o mundo e conquistar fiéis é a do pontífice boa praça, que não se incomoda com besteiras e faz sucesso entre as crianças (o menino abraçou, segurou na mão e não quis deixar ninguém se aproximar do papa).

Estrategicamente pensada ou não, essa postura tem garantido ao sumo pontífice e, por consequência, à Igreja Católica, muitos dividendos. A instituição se reaproximou da juventude, tem se demonstrado mais aberta ao diálogo e ensaia, embora de forma ainda tímida, um processo de modernização. Sim, isso é marketing. Sim, isso é Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...