segunda-feira, 13 de maio de 2013

As 10 práticas de gestão de um líder transformado


As 10 práticas de gestão de um líder transformador

O foco da liderança deve estar na criação de experiências e inovações funcionais, úteis e significativas



Líderes eficazes estão criando organizações inteligentes que utilizam seu conhecimento para criar vantagem competitiva sustentável. Eles sabem que o sucesso de uma organização inteligente depende da construção e da rapidez de aplicação do conhecimento, impactando e criando desejo de compra nos clientes enquanto traz engajamento e desempenho para sua equipe.
O foco da liderança deve estar na criação de experiências e inovações funcionais, úteis e significativas. Funcionais no sentido de facilitar a vida dos funcionários, para que possam focar na perfeita realização de seu trabalho, úteis no sentido de servirem a um real propósito e significativas no sentido de terem impacto relevante, a chave para o verdadeiro engajamento.
Quando o líder sabe o que realmente quer dizer e manifesta uma rota clara à luz dessa sabedoria, os relacionamentos e feedbacks melhoram, a ação fica mais eficaz e ajustada à estratégia. Pode-se dizer que ele alcança o Desempenho de Alta Performance. Esses resultados consistentes de liderança não provêm de estilos ou da sua personalidade, mas de práticas muito bem desenhadas e aplicadas por essas pessoas que estão à frente.
Para ser bem-sucedida nessas práticas, a organização precisa de líderes muito bem capacitados a responder três fundamentais perguntas:
Que conhecimentos a organização precisa adquirir para se tornar constantemente competitiva?
Que conhecimentos eu, como líder, preciso apresentar para conseguir criar, transferir e incorporar as competências essenciais da empresa?
Que conhecimentos cada um de minha equipe precisa para atuar no mais alto grau de excelência, a fim de cumprir com maestria a execução exemplar da estratégia?
Para garantir a aplicação e a performance do conhecimento estratégico, os líderes utilizam três áreas de Atuação: Traduzir o caminho estratégico, Incorporar Valores e Capacitar Talentos.
A partir destas três áreas, foram detectadas as dez práticas de gestão
fundamentais para o gerenciamento exemplar do líder. Elas foram destacadas por dois relevantes critérios: as principais necessidades da equipe quanto à atuação do líder e a eficácia de atuação do mesmo em relação aos principais problemas de performance.
As 10 práticas de gestão mais impactantes para um Líder de Alta Performance são:
1 - Definir a promessa estratégica (Objetivo, Indicador, Meta, Prazo e Orçamento).
2 - Comunicar, esclarecer e engajar a equipe para conhecer o Norte e realizar os objetivos estratégicos.
3 - Definir valores, expectativas de performance, regras, critérios e procedimentos específicos.
4 - Eliminar ambiguidades de decisão e de prioridades.
5 - Envolver-se e demonstrar maior engajamento em seu papel de líder e representante da empresa, administrando conflitos e criando coerência estratégica.
6 - Conseguir promover o senso de equipe, gerenciando o desenvolvimento da mesma de forma singular e justa.
7 - Quando a equipe está sobrecarregada, transmitir compreensão, apoio, confirmação e reconhecimento.
8 - Proporcionar instrução, feedback e apoio para melhorar o desempenho de novos procedimentos e tarefas.
9 - Construir espaços de conversação e compartilhamento de informações e conhecimento, a fim de propor idéias, melhorias e resoluções de problemas.
10 - Verificar constantemente o curso de ação dos processos e atividades estratégicas.
Eduardo Carmello é consultor, diretor da Entheusiasmos e um dos cinco mais requisitados palestrantes sobre gestão de pessoas segundo o Top of Mind  de RH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...